Alfa Romeo Forums banner
21 - 35 of 35 Posts
Agora que se passaram mais de 7 meses desde a publicação original, alguns comentários adicionais.

Vale a pena salientar para o leitor em geral que a divisão "Early Alfa V-6 Timing Belt" (trapezoidal) e "Later Euro V-6 Timing Belt" (curvilínea) provavelmente apresenta o caso de forma demasiado brusca, na medida em que a correia trapezoidal evoluiu desde que foi introduzida pela primeira vez e agora tem aspetos curvilíneos no seu design. Tanto Steve Alfisto como Jason comentaram isso, na marca Dayco (oem) é chamado de perfil "SX" (substituindo o perfil "S") :

http://www.alfabb.com/bb/forums/5167569-post214.html

http://www.alfabb.com/bb/forums/695372-post11.html

Este é o problema - o que Jason chama de "sulco no dente e bordas arredondadas" - descrito pela Dayco como um "design de dente parabólico com reentrância"...

Image

Uma tremenda melhoria em relação ao design "S" original, que se deve evitar, se possível...

Image

Observe também que a altura da correia SX é maior (+15%), outra mudança de design que a aproxima do estilo curvilíneo mais recente.

Em algum lugar neste tópico surge a alegação de que os motores 12v e 24v não partilham deficiências de envolvimento da correia. Para mim, eles são igualmente problemáticos no caso de um tensor com defeito ou de uma correia frouxa na partida (o momento mais crucial para a falha da correia dentada); enquanto as duas cames dos 12v têm um engajamento de dentes de 10 & 14 respetivamente, as cames dos 24v têm 12/9 & 10/20.

Bem, devo dizer que isso esclarece e causa mais perguntas. Meu 95 LS tem um tensor não descrito neste tópico (ou talvez eu apenas tenha perdido?). Parece um "t" preguiçoso e é semelhante a muitos dos tensores Audi usados....o que me faz perguntar se existe uma troca adequada. Em relação ao rolamento, eu reembalei todos os meus rolamentos durante a minha primeira troca de correia. A substância lá dentro era espessa e não muito limpa, como mel manchado. Tirar as tampas sem rachá-las foi um truque, mas possível. Agora, se um tensor mantém uma certa quantidade de tensão na correia na partida e durante o funcionamento, e você não consegue encontrar aquele rolamento exato, mas encontra um que seja, digamos, 2 mm mais largo ou mais estreito, o que o impede de alterar o ponto de montagem do suporte do rolamento-estrutura para que a mesma quantidade de tensão seja aplicada pelo rolamento alternativo? Não estamos falando em substituir o rolamento original por uma alternativa do tamanho de um frisbee. Imagem do tensor da postagem de Steve há algum tempo. A 2ª imagem é de um tensor Mazda V6 a +/- $99 gbp.

Attachments

O tensor de 24V é a mesma peça usada em alguns motores Ferrari. Há um tópico em algum lugar aqui que discute isso.

Tensor Ferrari 157356 R/H igual ao 24v 164

O tensor 24V é a mesma peça usada em alguns motores Ferrari. Há um tópico em algum lugar aqui discutindo isso.
Tensor Ferrari F360 157356 R/H igual ao tensor 24v 164.

Sim. Tenho um desses, como Carlo me disse que a maioria dos proprietários de Ferrari dizem, quando o carro está na revisão, eu tenho muito dinheiro, então apenas troque tudo, independentemente da sua condição. O que ele me deu é usado, mas está bom, com apenas alguns milhares de milhas.

É bom ter amigos, hein! Quanto à troca (peças não Alfa-Ferrari), mesmo que alguém fosse "encaixar", mesmo que a tensão não fosse a mesma, isso afetaria o espaçamento, mas eu tenho que acreditar que existe uma solução melhor. Logicamente, mas possivelmente incorretamente, se alguém encontrasse algo quase adequado e fabricasse um suporte para montar corretamente, essa substituição deveria funcionar corretamente, assumindo que a pressão do pino fosse igual às especificações de fábrica. Quanto ao rolamento, o centro excêntrico é usado para posicionar o rolamento no ponto de pressão correto, mas novamente, se um rolamento com 2 mm a mais ou a menos fosse usado, a posição do tensor poderia ser deslocada para colocar a mesma quantidade de pressão na correia. A questão de medi-lo pode ser difícil, pois as ferramentas Alfa não seriam calibradas para uma configuração alternativa. Eu não tenho a maquinaria ou as habilidades matemáticas para fazer isso corretamente.

Aliás, o passo 1 para encontrar um substituto adequado seria encontrar um novo (ou perfeitamente usado) padrão, medir a quantidade de pressão na mola em psi, comparar com uma alternativa e, em seguida, fabricar um suporte, MAS eu li que as versões Audi avisam contra a remoção do pino com a unidade não no lugar, pois isso arruinará o tensor. Não tenho certeza se isso se aplica a todas as marcas e tipos. Esta pode ser uma empreitada de buraco de coelho, mas veio à mente recentemente ao tentar justificar US$ 400 por algumas onças de metal e óleo. E sim, eu entendo que os bens são precificados com base na necessidade, não nos materiais.

Comprei o meu 75 / V6, 12 válvulas com o tensor mecânico e tive um incidente de salto de dente da correia, então, depois de ler esta ótima publicação, decidi converter para o hidráulico original. Encontrei um usado e já comprei o kit e o rolamento e estou pronto para colocá-lo no motor, mas tenho uma pergunta, se alguém puder me ajudar. Não deveria haver uma junta para ir entre o motor e o tensor hidráulico? O que está impedindo que o óleo passe do motor para o tensor vaze?
Obrigado,
Pavlos Pavlides
Nicósia
CHIPRE

Realmente não há uma maneira conveniente de saber se a mola de temperatura está quebrada. Com o tensor mecânico, sentir a tensão na parte superior da correia entre as duas polias da árvore de cames pode não ser uma forma confiável de dizer. Dependendo de onde o motor para em relação à posição da árvore de cames, a correia pode parecer bastante apertada ou pode parecer um pouco solta, mesmo com um tensor em bom estado.

Como os tensores mecânicos são a adaptação aprovada pela fábrica desde meados dos anos 90, é provável que seu 164 tenha um instalado. A adaptação do tensor mecânico envolve a colocação de um prisioneiro sólido (sem alimentação de óleo oco) e o bloqueio do orifício de retorno de óleo atrás do tensor. O tensor mecânico não usa óleo do motor para operação como o tensor hidráulico. O tensor mecânico vem como um conjunto completo, incluindo o rolamento, e custa cerca de US$ 175. Não há vida útil recomendada, embora a maioria dos proprietários experientes o troque a cada duas trocas de correia, pelo menos. Alguns o trocam a cada troca de correia. Como mencionado anteriormente, o tensor mecânico é um pouco complicado de instalar corretamente. Se instalado incorretamente, a mola de temperatura pode quebrar, tornando o tensor inseguro para operação.

Tensor Hidráulico

O Tensor Hidráulico foi desenvolvido pela Busso especificamente para o motor Alfa V-6. É simples de operar e quase não tem problemas com deslizamento ou quebra da correia.

Teoria da Operação

O Tensor Hidráulico, apesar do nome, É um tensor da correia dentada. A parte "des-tensor" vem da única ação mecânica ativa que ele faz. A parte hidráulica é alimentada pela pressão do óleo do motor. Como a maior tensão em uma correia dentada é na partida inicial, o Tensor Hidráulico fornece tensão extra na correia dentada quando a pressão do óleo está abaixo de 20 psi ou mais (como na partida inicial), mas à medida que a pressão do óleo aumenta, essa tensão extra é removida e a tensão normal da correia é aplicada. Além disso, ele fornece expansão térmica do bloco do motor de alumínio à medida que o motor aquece e se expande e tensiona ligeiramente a correia dentada. As imagens abaixo ilustram como funciona:

1. Partida inicial. Na partida inicial, a pressão do óleo é zero. Uma forte mola interna empurra para baixo um pino que empurra o braço do suporte do rolamento excêntrico, empurrando assim o rolamento do tensor na correia dentada, apertando-a muito. Este pino domina muito a mola normal do tensor. A pressão do óleo necessária para superar a forte mola interna é de cerca de 20 psi. À medida que a pressão do óleo aumenta após a partida, o pino retrai e a mola de tensão normal assume o controle.

2. Funcionamento normal. Com a pressão do óleo em funcionamento normal e marcha lenta normal (>20 psi), a mola de tensão primária fornece tensão na correia. Ele pode esticar para soltar/apertar a tensão da correia conforme necessário. Se você observar um des-tensor hidráulico em ação em um motor em funcionamento, verá o braço do suporte do rolamento tremendo ligeiramente enquanto a mola de tensão primária faz seu trabalho. Isso é normal. Na imagem acima, a mola de tensão primária é a mola inferior coberta com um tubular de borracha. A mola de tensão primária é muito robusta e não é conhecida por falhar. Para ver o tensor em ação em velocidade de marcha lenta, clique na seguinte URL. Em velocidades mais altas do motor, o suporte do rolamento permanece bastante estável.

Este vídeo mostra a inicialização. Embora você observe que o pistão/pino está retraído com o motor desligado. Isso não é normal e deve ser um pistão preso no des-tensor. Assim que o motor é sacudido com o motor de partida, o pino se estende para apertar a correia até que a pressão do óleo aumente e o pino se retraia. Isso não é normal. Além disso, observe que na parada o pino do des-tensor é muito lento para se estender quando a pressão do óleo cai. De qualquer forma, ele mostra a ação do des-tensor na inicialização.

Este vídeo mostra a ação do des-tensor em marcha lenta:

Este vídeo mostra a ação do des-tensor em alta rotação:

Nenhuma junta necessária, o tensor não estaria seguro. O óleo de retorno é vedado pelo o-ring -010 gordinho, e o óleo de entrada como diz vintagemilano por dois anéis de óleo, um -012 e -011. Quando a coisa vaza, geralmente é do eixo do atuador (que é vedado por um u-cup). Fico feliz em saber que você está voltando ao design original.

Há um prisioneiro oco com anéis de vedação sobre o qual o tensor hidráulico desliza. Você precisará de um se não estiver instalado no momento. Pode ser um pouco complicado tirar a bucha que foi instalada para colocar o tensor mecânico.
Muito obrigado. Sim, eu tenho o prisioneiro e estava me perguntando onde ele vai... Obrigado novamente...

"Não deveria haver uma junta para ir entre o motor e o tensor hidráulico? O que está impedindo que o óleo passe do motor para o tensor de vazar? "

Nenhuma junta necessária, o tensor não seria seguro. O óleo de retorno é vedado pelo o-ring -010, e o óleo de admissão como vintagemilano diz por dois anéis de óleo, um -012 e -011. Quando a coisa vaza, geralmente é do eixo do atuador (que é vedado por um u-cup). Fico feliz em saber que você está voltando ao design original. View attachment 1605251
"Não deveria haver uma junta para ir entre o motor e o tensor hidráulico? O que está impedindo que o óleo passe do motor para o tensor de vazar? "

Nenhuma junta necessária, o tensor não seria seguro. O óleo de retorno é vedado pelo o-ring -010, e o óleo de admissão como vintagemilano diz por dois anéis de óleo, um -012 e -011. Quando a coisa vaza, geralmente é do eixo do atuador (que é vedado por um u-cup). Fico feliz em saber que você está voltando ao design original. View attachment 1605251
Obrigado Pinino por compartilhar esta informação comigo...

21 - 35 of 35 Posts