Alfa Romeo Forums banner
21 - 27 of 27 Posts
O bloco do motor foi provavelmente re-carimbado na época, mas pessoalmente não parece tão ruim quanto na foto....

Para mim, essa Ă© a zona crepuscular.o_O
NĂŁo parece tĂŁo ruim? Huh?

Vai competir em corridas vintage? Vai ficar tudo bem. Tenho um motor AUSCA GTA feito na AUSCA no início de 66 a partir de peças. Tenho outro, atualmente configurado como um motor de corrida de vela única com um bloco sem número. Este foi um motor de teste de came em dinamômetro.
Image

Image

Quando a Ausca corria e construía esses carros, ninguém se importava se o motor era original para o chassi, se o motor era feito de componentes GTA antigos ou posteriores e mais. Eram carros de corrida! A Autodelta e a Alfa forneciam peças AUSCA, nós construíamos motores e corríamos.

Gordon, você tem toda a razão, no entanto, este motor é vendido sob a premissa de ser um "verdadeiro" bloco GTA, o que é mais ou menos a "questão". Se não for uma questão, então não deveria ter um "preço premium".

Poderia muito bem ser qualquer 1600 com os complementos GTA.

No resto, concordo plenamente consigo.

Atenciosamente,
Alberto

Você sabe como dizer? Anos atrás na AUSCA, Ron Neil me disse para pegar um bloco GTA tardio de nossa coleção de peças para ele. Havia pelo menos 20 blocos sob os bancos. Perguntei a ele como dizer qual era qual, como dizer um "tardio". Ron me disse que os blocos GTA posteriores (não meu próprio bloco GTA anterior não numerado da Autodelta) eram mais pesados que todos os outros, tendo mais liga ao redor das teias principais superiores. A diferença de peso não é muita, mas de fato, os blocos GTA tardios pesados em uma balança de banheiro eram mais pesados que os outros. Fiquei espantado na época. Isso foi por volta do final de 1966 ou início de 1967, acredito.

Vai competir em corridas vintage? Vai ficar tudo bem. Tenho um motor AUSCA GTA feito na AUSCA no início de 66 com peças. Tenho outro, atualmente configurado como um motor de corrida de vela única com um bloco sem número. Este foi um motor de teste de came em dinamômetro.
View attachment 1897922
View attachment 1897923
Quando a Ausca corria e construía esses carros, ninguém se importava se o motor era original do chassi, se o motor era feito de componentes GTA antigos ou mais recentes e mais. Eram carros de corrida! A Autodelta e a Alfa forneciam peças AUSCA, nós construíamos motores e íamos correr.
Muito legal ter um motor na sala de estar!

Existem basicamente 3 séries de blocos de motor 105 1600 iniciais (filtro de óleo de cartucho).
A primeira: Com mancais principais não reforçados abaixo dos cilindros, furos de cilindros recortados e tampa traseira plana #5. 18,4 kg.
Primeiros sedans e GTs.

Segundo tipo: mancais principais com nervuras reforçadas na área do bloco em #2 e #4, mais espessos em #3. Furos de cilindros recortados e tampa traseira plana #5. 19 kg

Terceiro tipo: mancais principais com nervuras reforçadas #2 e #4 e #3 espesso, sem furos de cilindros recortados e nova tampa traseira arqueada #5. 19,5 kg.

Os blocos GTA são tipicamente do terceiro tipo, que se tornou o bloco de produção padrão em todos os modelos por volta de 66.
Vince.

21 - 27 of 27 Posts