Alfa Romeo Forums banner

Motor GTA agora no BAT

5 reading
1.7K views 26 replies 13 participants last post by  roadsterswap  
#1 ·
GTA MOTOR LIGADO BAT

Esta pode ser uma chance rara.

Ken

#3 ·
Eu acho que o vendedor poderia fornecer uma foto melhor do número de série.

• Like
Reactions: justcallmefred
#4 ·
O motor foi oferecido à venda pela última vez na Itália em 2021. Na época, o vendedor escreveu que as diferenças na fonte dos números sugeriam que o motor havia sido re-estampado. A cabeça do cilindro era original do GTAJ e não uma nova fundição. O vendedor comprou o bloco e a cabeça do cilindro juntos. O cárter era de alumínio, e o vendedor também tinha um cárter de magnésio original separadamente; era de cor magnésio, não preto. O bloco estava completo com todos os acessórios, incluindo o motor de arranque original. Foi oferecido como um motor totalmente restaurado e foi testado em bancada, com documentação fotográfica do trabalho realizado. Parece que este motor foi vendido ao vendedor atual em 2022, mas os azulejos no fundo são os mesmos de 2021. View attachment 1897868

#5 ·
Esses números parecem muito engraçados, especialmente os dois primeiros ZEROS em comparação com o de 502.
Alguém está tentando nos enganar? :eek:

A lixeira e a pá amarela são exatamente iguais. Acho que isso pode ser um pouco falso.
Por que usar fotos antigas, ficou sem filme?
A atenção aos detalhes está em todos os filmes :)

#11 ·
É possível que o bloco seja uma substituição de um original danificado. Conheço pessoalmente um caso em particular em que o bloco original teve ambos os lados perfurados pela biela nº 3 na época. O proprietário/revendedor simplesmente obteve um novo bloco não numerado e refez a estampagem de fábrica com o número correto para o número de chassis do carro/registros de licença. Tudo isso foi feito dentro da concessionária e foi considerado um curso normal de eventos para manter tudo legalmente correto. Dado que os blocos eram todos iguais a partir desse período, não havia nada de especial em um bloco GTA além do número quando ele foi alocado a esse modelo.
Tenho o bloco original furado como arte de parede. (bem, de qualquer forma debaixo do banco)

#12 ·
É possível que o bloco seja uma substituição de um original danificado. Conheço pessoalmente um caso em particular em que o bloco original teve ambos os lados perfurados pela biela nº 3 na época. O proprietário/revendedor simplesmente obteve um novo bloco não numerado e o ferramental de fábrica re-carimbou o número correto para o chassi do carro/registros de licença. Tudo isso foi feito dentro da concessionária e foi considerado um curso normal de eventos para manter tudo legalmente correto. Dado que os blocos eram todos iguais a partir desse período, não havia nada de especial em um bloco GTA além do número quando ele foi alocado para aquele modelo.
Tenho o bloco original furado como arte de parede. (bem, debaixo do banco de qualquer maneira)
O mesmo para o meu motor. Em Brno em 1975, uma biela voou. Eles continuaram com um bloco sobressalente em branco (talvez especificação GTA original, pois não há furos para a bomba de combustível, então você não precisa da placa de vedação). Durante minha restauração, deixei o bloco em branco ser re-carimbado com o número original (infelizmente o idiota fez um „5“ a menos). No entanto, é bem documentado com fotos do antigo motor danificado e a alteração também é declarada nos papéis da FIVA. Então, parte da história das corridas, eu diria...
Image

Image

Image

#13 ·
Este é um tópico interessante sobre morcegos e alguns de seus leilões, relacionados à Porsche, mas o vendedor também teve um GTA à venda recentemente:
Eu acho que alguns carros e itens não deveriam chegar ao site...
Também tenho a sensação de que uma mudança está acontecendo nos comentários. Eu costumava amar morcegos e aprendi muito sobre carros através dos comentários de pessoas muito, muito experientes, mas ultimamente carros com grandes problemas foram vendidos e nos comentários apenas "compra fantástica" - "você roubou" - ...

#15 ·
O vendedor respondeu à minha pergunta que o cabeçote é um 1600 GTA correto.

No entanto, não parece fundido em areia, não há número de peça fundido na frente e não há número de série fundido no lado do escapamento, tudo o que estou acostumado a ver em cabeçotes GTA 1600.

Alguém familiarizado com o cabeçote 1300 GTAj poderia dar uma olhada e comentar aqui, por favor.

Obrigado
Ken

#17 ·
O vendedor respondeu à minha pergunta que o cabeçote é um 1600 GTA correto.

No entanto, não parece fundido em areia, não há número de peça fundido na frente e não há número de série fundido no lado do escapamento, tudo o que estou acostumado a ver em cabeçotes GTA 1600.

Alguém familiarizado com o cabeçote 1300 GTAj poderia dar uma olhada e comentar aqui.

Thx

Ken
Ken,
O cabeçote parece bom para a versão posterior fundida sob pressão de 1300 e 1600, incluindo as marcações na frente.
Suspeito que o motor seja na verdade composto por peças separadas e montado em um motor completo.
Ainda assim, uma montagem digna de algumas peças difíceis de obter.
Estou montando um motor GTA monosleeve de 1900cc a partir de peças que certamente nunca estiveram juntas antes. Eu as tenho como itens soltos coletados ao longo dos anos sem um propósito real, então restaurar um GTA 752556 com um motor GTA de grande diâmetro para uso em estrada parece uma coisa divertida para mim! Motor original guardado em segurança, reformado e no canto para permanecer com o carro.

#16 ·
Olá Ken, a cabeça é de um GTA 1300, mas na época também eram montadas no GTA 1600 porque eram intercambiáveis. O bloco do motor foi provavelmente re-carimbado na época, mas pessoalmente não parece tão ruim quanto na foto.... Estou escrevendo isso porque o motor é meu, e não pretendo enganar ninguém. Estou à disposição para quaisquer outras perguntas, fotos ou vídeos. Para a reconstrução do meu GTA, comprei várias peças de reposição ao longo dos anos. Este bloco de motor faz parte de um lote de peças de reposição compradas por mim na década de 1990, juntamente com os virabrequins e a cabeça do cilindro. Durante a restauração, decidi preparar dois motores; um está atualmente montado no meu GTA 1600, o outro é aquele que decidi vender. Todo o trabalho de preparação foi feito com os mais altos padrões por pessoal altamente qualificado. O cárter é de alumínio, enquanto a tampa das válvulas é de magnésio. Os carburadores NÃO são DCOE 14, mas sim DCOE 13 totalmente revisados. Estou à disposição para qualquer dúvida. Atenciosamente Matteo Grandi

#22 ·
Vai competir em corridas vintage? Vai ficar tudo bem. Tenho um motor AUSCA GTA feito na AUSCA no início de 66 a partir de peças. Tenho outro, atualmente configurado como um motor de corrida de vela única com um bloco sem número. Este foi um motor de teste de came em dinamômetro.
Image

Image

Quando a Ausca corria e construía esses carros, ninguém se importava se o motor era original para o chassi, se o motor era feito de componentes GTA antigos ou posteriores e mais. Eram carros de corrida! A Autodelta e a Alfa forneciam peças AUSCA, nós construíamos motores e corríamos.

#25 ·
Vai competir em corridas vintage? Vai ficar tudo bem. Tenho um motor AUSCA GTA feito na AUSCA no início de 66 com peças. Tenho outro, atualmente configurado como um motor de corrida de vela única com um bloco sem número. Este foi um motor de teste de came em dinamômetro.
View attachment 1897922
View attachment 1897923
Quando a Ausca corria e construía esses carros, ninguém se importava se o motor era original do chassi, se o motor era feito de componentes GTA antigos ou mais recentes e mais. Eram carros de corrida! A Autodelta e a Alfa forneciam peças AUSCA, nós construíamos motores e íamos correr.
Muito legal ter um motor na sala de estar!

#23 ·
Gordon, você tem toda a razão, no entanto, este motor é vendido sob a premissa de ser um "verdadeiro" bloco GTA, o que é mais ou menos a "questão". Se não for uma questão, então não deveria ter um "preço premium".

Poderia muito bem ser qualquer 1600 com os complementos GTA.

No resto, concordo plenamente consigo.

Atenciosamente,
Alberto

#24 ·
Você sabe como dizer? Anos atrás na AUSCA, Ron Neil me disse para pegar um bloco GTA tardio de nossa coleção de peças para ele. Havia pelo menos 20 blocos sob os bancos. Perguntei a ele como dizer qual era qual, como dizer um "tardio". Ron me disse que os blocos GTA posteriores (não meu próprio bloco GTA anterior não numerado da Autodelta) eram mais pesados que todos os outros, tendo mais liga ao redor das teias principais superiores. A diferença de peso não é muita, mas de fato, os blocos GTA tardios pesados em uma balança de banheiro eram mais pesados que os outros. Fiquei espantado na época. Isso foi por volta do final de 1966 ou início de 1967, acredito.

#26 · (Edited)
Existem basicamente 3 séries de blocos de motor 105 1600 iniciais (filtro de óleo de cartucho).
A primeira: Com mancais principais não reforçados abaixo dos cilindros, furos de cilindros recortados e tampa traseira plana #5. 18,4 kg.
Primeiros sedans e GTs.

Segundo tipo: mancais principais com nervuras reforçadas na área do bloco em #2 e #4, mais espessos em #3. Furos de cilindros recortados e tampa traseira plana #5. 19 kg

Terceiro tipo: mancais principais com nervuras reforçadas #2 e #4 e #3 espesso, sem furos de cilindros recortados e nova tampa traseira arqueada #5. 19,5 kg.

Os blocos GTA são tipicamente do terceiro tipo, que se tornou o bloco de produção padrão em todos os modelos por volta de 66.
Vince.