Alfa Romeo Forums banner
581 - 600 of 821 Posts
Olá Sergio,

Tenho falado com um dos familiares de Carlo Facetti via Facebook. Ela não quis dizer muito sobre isso. O que eu entendo.
Ela me disse que foi a primeira vez que Carlo Facetti e Massimo Larini foram reunidos como uma equipe.

Ciao, Olaf 👌🍀
Ciao Olaf,
o bom Carlo, tendo agora 88 anos de idade, suponho que aborda esses tópicos com a devida cautela, especialmente se for através de contatos e via internet.
Tive a sorte de tê-lo comigo no carro, 5/6 vezes, enquanto íamos aos vários circuitos onde ele alugava um ou mais motores para os GTAms e GTA 1300s da equipe e ele me contou várias anedotas sobre as quais nem todos poderiam escrever. um fórum público, em parte por respeito àqueles que não estão mais aqui, em parte para evitar constrangimentos entre aqueles que ainda estão no ambiente.

Mas como eu estava dizendo, se eu o vir novamente em breve, tentarei falar com ele sobre este carro.

Discussion starter · #582 · (Edited)
Olá membros

A julgar pela placa, este é o Autodelta 1750 GTAm #1530671 com o número de largada #24 em Brno em 1971. O mesmo carro com o #98 em Monza com Hezemans pilotando. Com a configuração clássica típica do duto de resfriamento Autodelta. Dois dutos de resfriamento bem embaixo na saia dianteira.

Hezemans bateu com ele nos treinos em 22 de maio, antes da corrida em 23 de maio de 1971. Os danos ao carro parecem irreparáveis. Teto afundado, frente direita, porta e painéis traseiros externos amassados ou danificados, assoalho e suspensão tortos, compartimento do motor torto, etc.
Hezemans disse aos jornalistas em entrevistas que danificou muitos 1750 GTAm. Ou melhor, danificou alguns GTAm várias vezes.

Verifiquei a 2ª edição de "Alleggerita" esta noite. #1530671 já havia sido danificado antes.
Durante a saída de Nürburgring em julho de 1970 (danos na frente/suspensão do lado direito).
Durante o rali de Monte Carlo em janeiro de 1971 (danos na frente esquerda).
Durante uma saída no Salzburgring em abril de 1971 (colisão).

A matrícula MI K97829 foi cancelada em 28 de junho de 1971 pelo ACI, Ufficio del Pubblico Registro Automobilistico di Milano.
Retirar as peças ainda utilizáveis do carro antes de descartar o resto, parece um fim plausível para este chassi.

Há menção da carroceria sendo vendida para a Sicília, aparentemente com documentos que podem comprovar a transição. O carro foi então armazenado e restaurado, de acordo com esta fonte.

Esta foto foi publicada no Facebook, dentro do grupo "Alfa Romeo GTA, GTA 1300 Junior & GTAm."
Takis entrou em contato comigo sobre esta foto no grupo FB com a pergunta sobre o que aconteceu com este carro após Brno 1971.

Eu atualizei a visão geral na postagem #500.

Ciao, Olaf 👌🍀

Boa noite, caros membros.
Dentro do facebook e nas páginas da Alfa Romeo GTA/GTAm/GTA 1300 Junior, Charlie Croker (um membro do AlfaBB), menciona o número do chassis GTAm AR 1530974, ele fornece três fotos, que apresento aqui. Charlie Croker também menciona que este é o GTAm que pertence à família Sordi, o que eu acredito ser verdade. Há um vídeo no youtube, mostrando o piloto de corridas grego Sotiris Rokkos, dirigindo o carro em Ímola em 2012, o vídeo é cortesia de Vasileios Papaidis,

Na postagem #500, Olaf (em sua tarefa heróica) inclui AR 1530974 como é mencionado no livro Allegerita II de A,D&U.
Além das três fotos de Charlie Croker, o resto das fotos estavam no meu arquivo há 20 anos, infelizmente não consigo me lembrar da fonte em que as encontrei.

Se algum membro tiver mais informações, será bem-vindo.
Obrigado,
Takis.
Image
Image
Image

Fotos cortesia de Charlie Croker.
Image

Image

Image

Fotos do meu arquivo.

Discussion starter · #584 · (Edited)
** Editado **
Olá Takis,

Fotos interessantes. Obrigado pela adição!

Uma tampa de válvula verde em #1530974 parece indicar que este carro/motor foi afinado pela Facetti. Existem outros 1750 GTAm com essas tampas de válvula verdes.

Agora que tive algum tempo para estudar os detalhes deste carro, tenho algumas perguntas.
Que tipo de pedais este #1530974 tem?
Sendo um 1750 GTV US da série um, ele normalmente deveria ter pedais em pé e boosters duplos.
Mas não consigo ver nenhum booster. Eles foram removidos para fins de corrida? Como foi feito em outros lugares. Existe outra foto do compartimento do motor, para que possamos verificar os pedais? O que você acha?

O alinhamento do número do chassi não é totalmente reto e o espaçamento dos números não é consistente, se você me perguntar.
Olhe para o espaço entre o 7 e o 4. E olhe para o alinhamento entre o 5 e o 3.
Normalmente, esses números de chassi eram estampados na fábrica com um procedimento que fazia uma impressão quase perfeitamente reta e nivelada. Algo que precisa de pesquisa para encontrar a explicação lógica. Mau trabalho na fábrica pode ser uma das razões.
Qual é a sua opinião sobre o número do chassi?

Ciao, Olaf 👌🍀

Posso confirmar com certeza que o carro pertence à família Sordi. O carro é um GTAm original e os motores sempre foram feitos pela Facetti.
Obviamente, o sistema de travagem foi modificado para competições.

Olá Takis,

Fotos interessantes. Obrigado pela adição!

Uma tampa de válvula verde em #1530974 parece indicar que este carro/motor foi afinado por Facetti. Existem outros 1750 GTAm's com essas tampas de válvula verdes.

Agora que tive algum tempo para estudar os detalhes deste carro, tenho algumas perguntas.
Que tipo de pedais este #1530974 tem?
Sendo um 1750 GTV US da série um, normalmente deveria ter pedais em pé e boosters duplos.
Mas não consigo ver nenhum booster. Eles foram removidos em algum momento? Você sabe? Existe outra foto do compartimento do motor, para que possamos verificar os pedais? O que você acha?

O alinhamento do número do chassi não é totalmente reto e o espaçamento dos números não é consistente, se você me perguntar. Olhe para o espaço entre o 7 e o 4. E olhe para o alinhamento entre o 5 e o 3.
Qual é a sua opinião sobre o número do chassi?

Ciao, Olaf 👌🍀
Bom dia, Olaf e membros,
Foto do interior do AR 1530974 mostrando sua disposição dos pedais. o que também é óbvio no vídeo que eu carreguei.
Image

Dentro do meu arquivo, tenho mais dois GTAms sem boosters de freio, estes são
AR 1532265...
Image

E mais um que ainda tenho que confirmar o número do chassi...
Image

As fotos acima estão no meu arquivo há 20 anos e é difícil para mim lembrar onde as encontrei.
Quanto à disposição sem boosters de freio, acredito que, durante as corridas, o pedal do freio responde mais instantaneamente e tem um desempenho mais confiável do que o uso de boosters de freio.

Em relação aos números do chassi do AR 1530974, basta compará-los com outros GTAms, todos parecem ter espaçamentos diferentes e alturas diferentes entre os números, como nas seguintes fotos do AR 1350034, AR 1531034, AR 1530938 e AR 1530849...
Image
Image
Image
Image

As diferenças em relação ao espaçamento e à altura dos números do chassi, também encontrei em muitos cupês da série 105.
Uma máquina carimbou os números, ou uma mão humana, na fábrica?
Durante a vida útil dos carros em questão, sejam GTAms ou GTs e GTVs, não é possível que alguém tenha tentado alterar o número do chassi?

Obrigado,
Takis.

Discussion starter · #588 · (Edited)
**Editado**
Olá Takis & Sergio e membros,

Interessante!

Sabemos que #1530849 (última foto no post #587) tem uma carroceria de substituição com pedais suspensos. Costumava ser um carro com pedais no chão.
Mudar a parede corta-fogo e modificar a fixação da coluna de direção para ir de pedais no chão para pedais suspensos não fazia sentido. Trocar a carroceria fazia.
A Alfa Romeo fornecia carrocerias sem número de chassi.

Todos os carros GTAm convertidos da primeira série 1750 GTV US, devem ter pedais no chão. A menos que as carrocerias tenham sido trocadas por algum motivo em algum momento na linha do tempo do carro.
Os amplificadores de freio não são peças críticas, deixar de fora é totalmente possível. Não ver dois amplificadores de freio em uma 1ª série 1750 GTAm é um lembrete para mim que requer atenção.

Agora, veja as fotos dos diferentes números de chassi no post anterior de Takis. Estes são muito úteis. Verifique a fonte, o alinhamento, o espaçamento e a profundidade da estampagem.
O que você vê?

Pessoalmente, algumas das estampagens nas fotos não atendem ao padrão de fábrica da Alfa Romeo. Pode haver razões muito boas para desvios em uma estampagem específica. Que fique claro.

Estou apenas dizendo o que vejo.
Isso não é para rejeitar um carro, é um marcador que precisa de pesquisa extra sobre o motivo.

Ciao, Olaf 👌🍀

Olhe para o tamanho dessas válvulas, enorme. E também o reforço da ligação central da direção ... ? ... é de liga?
Pete
Essa também é uma pergunta para mim...
Só consigo imaginar a dinâmica da suspensão dianteira e as forças que foram aplicadas nesses carros ao tentar fazer curvas.

Obrigado,
Takis.

Posso confirmar com certeza que o carro é propriedade da família Sordi. O carro é um GTAm original e os motores sempre foram feitos pela Facetti.
Obviamente, o sistema de travagem foi modificado para competições.
Obrigado Sergio 105, sempre tentando juntar cada peça do quebra-cabeça GTAm.
Takis.

Outro carro, desta vez uma réplica, embora muito bem preparado, cortesia da Lutziger Classic Cars, onde estava à venda, baseado num chassis tipo 105.44 AR 1371283, que foi preparado pela Facetti. Neste carro em particular, a tampa das válvulas é pintada na cor verde claro, o que parece ser uma espécie de assinatura para a Facetti. Observe também a ausência de amplificadores de travão e o uso de embraiagem mecânica.

Bom dia, Olaf e membros,
Foto do interior do AR 1530974 mostrando sua disposição dos pedais. o que também é óbvio no vídeo que carreguei.

Dentro do meu arquivo, tenho mais dois GTAms sem amplificadores de freio, estes são
AR 1532265...

E mais um que ainda preciso confirmar o número do chassi...

As fotos acima estão no meu arquivo há 20 anos e é difícil para mim lembrar onde as encontrei.
Quanto à disposição sem amplificadores de freio, acredito que, durante as corridas, o pedal do freio responde mais instantaneamente e tem um desempenho mais confiável do que o uso de amplificadores de freio.

Em relação aos números do chassi do AR 1530974, basta compará-los com outros GTAms, todos parecem ter espaçamento diferente e altura diferente entre os números, como nas seguintes fotos do AR 1350034, AR 1531034, AR 1530938 e AR 1530849...
View attachment 1823863

As diferenças em relação ao espaçamento e à altura dos números do chassi, também encontrei em muitos cupês da série 105.
Uma máquina carimbou os números, ou uma mão humana, na fábrica?
Durante a vida útil dos carros em questão, sejam GTAms ou GTs & GTVs, não é possível que alguém tenha tentado alterar o número do chassi?

Obrigado,
Takis.
Carro muito bom 0938...:cool:

Um GTV de 1969 com especificações canadenses que eu possuí, número de série 1362163, que correu na Série BULOVA canadense no início dos anos 1970, correu sem um reforço. Ele ainda está sendo usado em corridas vintage sem um reforço.

Ciao
Ken

Aproveitei a oportunidade para rever o meu arquivo de molduras/placas/etc... Pode ajudar-me a conectar estas placas às molduras relevantes? Se possível, claro...obrigado!

Attachments

Aproveitei a oportunidade para rever o meu arquivo de molduras/placas/etc...
Pode ajudar-me a conectar estas placas às molduras relevantes? Se possível, claro... obrigado!
MI K 63991 = AR 1530879
MI K 97829 = AR 1530671
MI L 26448 = AR 1531042
MI L 47391 = AR 1531212

Takis.

Discussion starter · #598 · (Edited)
Aproveitei a oportunidade para rever o meu arquivo de molduras/placas/etc...
Pode ajudar-me a conectar estas placas às molduras relevantes? Se possível, claro... obrigado!
Eu tenho:
MI L26448 listado como #1531039 (Adriaensens)
MI L31853 listado como #1531042 (Adriaensens)

Cometi um erro? Sim, cometi. Na publicação #500, conectei MI L26448 a #1531042.
Meu erro! Corrigido na publicação #500.

Ciao, Olaf. 👌🍀

Discussion starter · #600 · (Edited)
Ah! Há um diferente! 😎
** Editado **

Eu corrigi o erro relativo à placa de licença na postagem #500. Nessa postagem, tentei listar pelo menos um número de placa de licença por número de chassi. Estes são verificados em relação às fontes mencionadas na postagem #500. Essa lista não está completa, mas permitirá que nossos leitores identifiquem a maioria dos carros.
Há uma "lista curta" na postagem #174 com números de chassis e placas de licença apenas. Mas essa está desatualizada.

Uma observação; ser cuidadoso é uma virtude.
A troca de placas de licença foi feita nos anos 60 pela Alfa Romeo. Parece que com os Autodelta 1750 GTAm isso era menos relevante. Os GTAm com placas italianas foram de fato registrados nas estradas. Como foi o caso em outros países europeus. Embora, por exemplo, as placas dos carros Alfa Hähn na Alemanha não fossem. Elas continham as iniciais dos motoristas.

Parece que pelo menos dois GTAm trocaram* o número do chassi no período na Autodelta. Algumas fontes confirmam isso. Tenho que verificar mais sobre isso.

Há muito mais para falar e descobrir/confirmar. 👌🍀

O link o levará para a postagem #500.

*Como foi feito por outros fabricantes.

581 - 600 of 821 Posts