Alfa Romeo Forums banner
561 - 580 of 821 Posts
No mundo de hoje, a imagem do carro da Scuderia deve ser vista como um "fato alternativo" em relação às fotos da época.

Eu cresci em um mundo onde o conceito de "insulto à inteligência de alguém" tinha algum significado e relevância. No mundo atual da "pós-verdade", qualquer "explicação terrena" é irrelevante.

Discussion starter · #563 · (Edited)
No mundo de hoje, a imagem do carro da Scuderia deve ser vista como um "fato alternativo" em relação às fotos da época.

Eu cresci em um mundo onde o conceito de "insulto à inteligência de alguém" tinha algum significado e relevância. No mundo atual da "pós-verdade", qualquer "explicação terrena" é irrelevante.
** Editado **
Continuarei a lutar contra o mundo "sem fatos" ou aquele em que "fatos alternativos" são usados.
Melhor, descobrir os fatos por trás de uma história é divertido!
Essa é minha paixão e minha missão aqui no alfabb. Especialmente quando se trata de carros de corrida Alfa Romeo dos anos 60 e 70. Por exemplo, tipos como o 1750 GTAm e o TZ / TZ-2.

Talvez eu seja um pouco nerd ou direto na minha comunicação, é por isso que os holandeses são conhecidos. 😊
Mas tentando tornar as postagens interessantes para todas as pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. E dando espaço para outras ideias e opiniões, pois surpresas são sempre possíveis com os tópicos da Alfa Romeo.

E este é um esforço de grupo, que fique claro! Este tópico não seria possível sem os membros que leem, dão sua opinião e adicionam conhecimento!

Olaf👌🍀

Você está certo, Olaf, se soubermos toda a história verdadeira, então o carro é o que é e o mercado definirá um valor. K

• Like
Reactions: Zagato_Olaf
Discussion starter · #565 · (Edited)
Caros membros,

Hoje vi as primeiras 6 fotos abaixo aparecerem no FB. Diz-se que este é o número de partida #50 1750 GTAm de 1973 Spa 24 horas.
Esse carro bateu na corrida de 24 horas e Massimo Larini foi morto. Ele dirigia o carro junto com Facetti.

Foi dito que este carro foi restaurado em 2018. O carro teria que estar armazenado de 1973 até 2018.
Então, a frente e a traseira completas do carro, incluindo o teto e o assoalho, teriam que ser endireitadas e realinhadas.

Talvez a Autodelta tenha substituído o carro em 1973 por outro? Por exemplo, para economizar dinheiro nos carnês que eram obrigatórios quando esses carros viajavam para fora da Itália?
Nesse caso, a história deste número de chassi teria se estendido além da data do acidente.

Dados os extensos danos à carroceria e a forma como os carros de corrida eram usados, as chances de que a carroceria real de 1973 tenha sido restaurada parecem "muito pequenas".
Na época, fazia mais sentido quebrar o carro acidentado depois de retirar as peças ainda utilizáveis.
E em 1973, o GTAm estava se tornando obsoleto. Por que fazer o esforço para reconstruir um carro acidentado naquele momento?

Na minha opinião, o carro restaurado parece ser uma reconstrução* ou uma ressurreição*.
Tire suas conclusões e diga-me o que você pensa.

Ciao, Olaf 👌🍀

* Por favor, leia sobre as definições de reconstrução e ressurreição aqui:

Attachments

Olá Olaf, acho que você está certo. Só para reconstruir este carro... você precisa de um novo. Talvez 1 porta e algumas rodas sejam aproveitáveis. A mecânica, sim, mas a carroceria, você teria que desfazer AAAAAAAAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL todas as soldas por pontos, depois endireitar... tudo. Isso seria muito visível no carro novo, se ele existir como tal.

Discussion starter · #572 · (Edited)
As rodas podem ter sido muito fortes - parecem relativamente intactas?

Até a carcaça do diferencial está quebrada?

Use a firewall - endireite e use todas as peças novas/remanufaturadas/recuperadas!
Há mais fotos deste 1750 GTAm acidentado, mas não posso partilhá-las.

Como você disse, você pode usar peças recuperadas mais peças novas e remanufaturadas, para reconstruir ou ressuscitar o carro.

Ciao, Olaf 👌🍀

1970 Alfa Romeo 1750 GT Veloce iniezione America tipo 105.51 telaio 1530952. De acordo com o livro Giuda all'identificazione Alfa Romeo de Maurizio Tabucchi, em 1970 o tipo 105.51 tinha números de chassis de 1530708 a 1531232. Dentro do livro GTA de Maurizio Tabucchi na página 243, existe uma lista de "Vetture 1750 GT Veloce America serie 105.51 vendute all'Autodelta o comuque destinate all'impiego agonistico e transformate in GTAm.." Esta lista inclui 1530952 entre mais 15 chassis 105.51 e 2 chassis 105.44, e dá uma data de 26.01.1970 e uma matrícula MI L 27247, para o chassis 1530952. Portanto, este carro em particular é um GTAm oficial preparado e corrido pela Autodelta.

1530952 entrou no Campeonato Europeu de Carros de Turismo de 1970.
Foi pilotado em Brno em 24.05.1970 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 67 pilotado por Nanni Galli, largou a corrida na 5ª posição, mas não conseguiu terminar devido a um problema mecânico.

1530952 entrou na corrida em Silverstone em 27.06.1970 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 35 pilotado por Nanni Galli, largou em 6º no grid e terminou em 8º, 4º e 3º nas diferentes baterias.

1530952 entrou na corrida em Nurburgring em 12.07.1970 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 27 pilotado por Andrea de Adamich e Gian Luigi Picchi, largou a corrida na 2ª posição e venceu a corrida.

1530952 entrou na corrida em Spa em 26.07.1970 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 24 pilotado por Toine Hezemans e Gerard Larrousse, largou a corrida na 7ª posição, mas não conseguiu terminar devido a um problema mecânico.

Para a próxima corrida em Zandvoort em 30.08.1970, no meu arquivo, não tenho evidências se 1530952 foi inscrito, se o carro na frente direita do grid, é 1530952 (como visto na foto abaixo) não posso confirmar. Se for realmente 1530952, foi uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 26 pilotado por Toine Hezemans largou em 1º, mas não terminou devido a um acidente. (se um colega tiver provas de que 1530952 é de facto a inscrição específica, por favor, sinta-se à vontade para comentar).

A CONTINUAR....

1970 Alfa Romeo 1750 GT Veloce Iniezione America tipo 105.51 telaio 1530952.
Continuando do post #573

1530952 entrou na corrida em Nurburgring em 11.07.1971 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 29, pilotado por Anton Fischhaber e Hans Hessel, eles terminaram em 36º no geral.

1530952 entrou na corrida em Spa em 25.07.1971 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 42, pilotado por Toine Hezemans e Carlo Facetti, eles largaram em 12º e terminaram em 3º no geral.

1530952 entrou na corrida em Zandvoort em 29.08.1971 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 10, pilotado por Toine Hezemans, largou em 3º e terminou em 4º.

1530952 entrou na corrida em Paul Ricard em 11.09.1971 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 20, pilotado por Gijs van Lennep e Toine Hezemans, eles largaram em 10º e terminaram em 3º no geral.

1530952 entrou na corrida em Jarama em 30.10.1971 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 27, pilotado por Toine Hezemans e Carlo Facetti, eles largaram em 4º e terminaram em 2º no geral.

Um vídeo abrangente da corrida de Jarama.

1530952 entrou na corrida em Monza em 19.03.1972 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 21 (?) ou 23 (?), pilotado por Toine Hezemans e Carlo Facetti, eles largaram em 11º e terminaram em 5º no geral.
1530952 deveria correr com o número 21 por Gian Luigi Picchi e Teodoro Zeccoli, mas em vez disso, correu com o número 23 por Toine Hezemans e Carlo Facetti, há uma interrogação, pois as fotos mostram 1530952 apenas com o número de corrida 21.

1530952 entrou na corrida em Salzburgring em 20.05.1973 como uma inscrição oficial da Autodelta, pilotado por Carlo Facetti e Spartaco Dini, eles largaram em 13º e terminaram em 5º no geral.

1530952 entrou na corrida em Mantorp Park em 03.06.1973 como uma inscrição oficial da Autodelta, pilotado por Bjorn Steenberg e Carlo Facetti, eles largaram em 14º e terminaram em 7º no geral.

1530952 entrou na corrida em Nurburgring em 08.07.1973 como uma inscrição oficial da Autodelta com a corrida 26, pilotado por Spartaco Dini e Carlo Facetti, largou em 15º e terminou em 4º no geral.

1530952 entrou na corrida em Spa em 22.07.1973 como uma inscrição oficial da Autodelta com o número de corrida 50, pilotado por Massimo Larini e Carlo Facetti, eles largaram em 13º no geral, mas não terminaram devido ao acidente fatal em que Massimo Larini perdeu a vida.

CONTINUA....

1970 Alfa Romeo 1750 GT Veloce Iniezione America tipo 105.51 telaio 1530952.
Continuar do post #574.

O resultado (permanece) da corrida em Spa em 22.07.1973 pode ser visto no post #561 por TheoXydias_YoutubeChannel.

1530952 durante sua vida de corrida.
Três configurações diferentes para o tanque de combustível, como pode ser visto nas fotos a seguir.

Nürburgring 12.07.1970.

Spa 25.07.1971

Spa 22.07.1973

Diferença para a maçaneta da porta externa.

Nürburgring 12.07.1970 maçaneta da porta padrão externa.

Zandvoort 29.08.1971 maçaneta da porta tipo GTA externa.

Monza 19.03.1972 maçaneta da porta padrão externa.

Os posts acima não estão completos, fatos e detalhes sobre 1530952 ainda estão por aí para serem encontrados.
Se algum membro tiver algo a acrescentar, será muito bem-vindo.

Foram muito úteis:
Livros: GTA de Maurizio Tabucchi, Alleggerita de Tony Adriaensens, Guida all' identificazione Alfa Romeo de Maurizio Tabucchi, Carlo Chiti, Sinfoni ruggente de Oscar Orefici, Alfa Romeo Giulia coupe GT & GTA de John Tipler, Alfa Romeo revived de David G Styles.
A página da internet racingsportscars.com que inclui fotos de Paul Kooyman, DPPI, Mr Gronsky, Autobelle.it, Guy Thonus, Vladimir Pajevic.
Grande ajuda é certamente AlfaBB, dentro do qual encontramos uma ótima maneira de expressar nossa paixão por Alfa Romeo.

Qualquer comentário é apreciado e bem-vindo.

Obrigado.
Takis.

Discussion starter · #577 · (Edited)
Olá Takis,

Obrigado por este resumo da história do Giallo Ocra Autodelta 1750 GTAm número do chassis #1530952. 👌🍀

As 24 horas de Spa de 1973 foram a última competição em que este carro participou. Facetti e Larini estavam a conduzir. Larini bateu com o carro à noite e, infelizmente, não sobreviveu ao acidente. O carro estava completamente danificado.

Um carro que representa #1530952 faz parte da Scuderia dell Portello hoje (2023). De acordo com os membros da Scuderia, o carro acidentado esteve em armazenamento de 1973 até 2018. Então, aparentemente, foi restaurado.

Nenhuma foto do carro acidentado, antes do início da restauração, surgiu ainda. Isso me deixa desconfiado.

Dados os danos extensos, uma restauração da carroceria original não parece ser uma opção viável na minha opinião. Claro que tudo é possível, mas dadas as horas necessárias e o material para trabalhar, é provável?
Quanto mais tempo você olhar para as fotos, mais verá a extensão dos danos à carroceria e aos componentes mecânicos.
Por exemplo; Olhe para a carcaça do diferencial e as peças do eixo traseiro. E o ângulo da caixa de câmbio/escapamento e do assoalho do carro.

Usar uma carroceria de substituição para fazer uma "ressurreição" ou "reconstrução" do carro, parece-me uma forma de trabalhar mais credível e realista/económica.
Mas ei, tudo é possível. 😉🍀

O que uma ressurreição ou reconstrução significa, pode ser encontrado no "Glossário de termos". Estes foram definidos por Denis Jenkinson e podem ser encontrados aqui no Alfabb através da opção de pesquisa.

Ciao, Olaf 👌🍀

Attachments

Discussion starter · #579 ·
Espero ter a oportunidade de perguntar ao bom Carlo Facetti se ele tem alguma memória deste carro após o acidente...
Olá Sergio,

Tenho falado com um dos parentes de Carlo Facetti via Facebook. Ela não quis dizer muito sobre isso. O que eu entendo.
Ela me disse que foi a primeira vez que Carlo Facetti e Massimo Larini foram reunidos como uma equipe.

Ciao, Olaf 👌🍀

Enquanto pesquisava hoje nos meus arquivos. A correspondência com a Signora Elvira Ruocco surgiu, de maio de 2000.
Por fac-símile...!!!!!
Enviei-lhe, entre outros chassis, o número do chassis 1532099 do Castrol GTAm que vive aqui na Grécia, estava em restauração na época, queríamos rastrear suas origens.
Eu acredito que seja legível a partir da imagem da mensagem de fac-símile.
Como sempre, a signora Elvira Ruocco nos informou que sua resposta é fornecida apenas para uso informativo e não certifica a autenticidade dos carros.
Então, concordo com seu pedido, apenas tentando lançar mais luz.

Então, de acordo com o Centro Documentazione, o número do chassi 1532099 corresponde a uma edição 1750 GT Veloce tipo 105.51 USA, fabricada em 14 de janeiro de 1971 e vendida em 10 de maio de 1971 para a Motor Hellas em Atenas.

Perguntas que surgem desta mensagem de fac-símile...
O carro chegou como um carro completo aqui na Grécia?
O carro foi transformado em uma máquina de corrida Autodelta pela Autodelta e depois enviado para a Grécia?
O carro foi transformado em máquina de corrida Autodelta, aqui na Grécia pela Motor Hellas, com peças que a Autodelta enviou?

Se algum membro tiver mais informações, será bem-vindo.

Obrigado.
Takis.

561 - 580 of 821 Posts