Alfa Romeo Forums banner

Como consertar o velocímetro ou tacômetro de leitura lenta em Spiders 91-94

184K views 347 replies 93 participants last post by  spiderserie4  
#1 ·
Bem, depois de juntar a cabeça do 78...estava um pouco entediado esta noite. Então decidi ir atrás do meu tacômetro de leitura lenta. Eu esperava que o velocímetro e o tacômetro dos nossos S4 Spiders tivessem o mesmo tipo de parafusos de ajuste, como visto nos Milanos. Bem... resumindo... eles têm! Hot diggidy Dam! como dizemos em KY. Então aqui vem o resumo de ambos!

• Like
Reactions: PJ Jumonville
#2 ·
A primeira coisa que você tem que fazer é tirar o monopod do carro. Você pode seguir as recomendações do manual para puxar a almofada do joelho, a cobertura da coluna e, em seguida, todo o pod com as cintas... ou se você se sentir um pouco perigoso, pode fazer como eu... apenas cuide desse plástico transparente. Eu não tirei nenhuma foto disso, mas é bem simples. Retire o anel de acabamento da frente do pod. Contorça-o de trás da coluna e para fora do caminho sem arranhar a face do painel de instrumentos. Em seguida, há apenas quatro parafusos nos cantos para soltar o cluster interno da carcaça do pod. Depois que eles saírem, role o cluster para frente e para baixo e desconecte os quatro chicotes. Em seguida, contorça o cluster para fora de trás do volante. Empurrar suavemente na carcaça do monopod ajuda nesta etapa.

• Like
#205 ·
Tradução?

A primeira coisa que você tem que fazer é tirar o monopé do carro. Você pode seguir as recomendações do manual para puxar a almofada do joelho, a cobertura da coluna e, em seguida, todo o pod com as cintas... ou se você se sentir um pouco perigoso, pode fazer como eu... apenas cuide daquele plástico transparente. Eu não tirei nenhuma foto disso, mas é bem simples. Retire o anel de acabamento da frente do pod. Contorça-o por trás da coluna e para fora do caminho sem arranhar a face do seu painel de instrumentos. Então, há apenas quatro parafusos nos cantos para soltar o cluster interno da concha do pod. Depois que eles saírem, role o cluster para frente e para baixo e desconecte os quatro chicotes. Em seguida, contorça o cluster para fora de trás do volante. Empurrar suavemente na concha do monopod ajuda nesta etapa.
John, obrigado por todas as informações, estava apenas lendo com grande interesse.
Recebi suas informações via Dutch Spider Club.
Quero verificar e limpar as luzes da parte do painel com velocímetro e tacômetro do meu Spider III 1987 Aerodinamica (comprei em maio deste ano, um sonho realizado!) As luzes parecem um pouco fracas, deve ser possível torná-las um pouco mais brilhantes (sim, o interruptor de intensidade está no MAX :))

Pode traduzir o que você quer dizer com Monopé?
Tentei com a ajuda de sites de tradução em www, mas falhei :(

Obrigado antecipadamente pelas informações!

#3 ·
Agora separe o painel de instrumentos em suas duas metades. Existem quatro parafusos a serem removidos, destacados na imagem abaixo.

Attachments

• Like
#4 ·
Então vamos começar com o tacômetro. Este tipo tem a luz do airbag dentro. Existem três parafusos para remover da parte de trás na placa de fita. Além disso, o tacômetro fica em 3 pinos que são soldados na placa. Levante pelos cantos para puxar o tacômetro dos pinos assim que os três parafusos forem removidos. Eventualmente, o tacômetro sai em sua mão como abaixo.

Attachments

• Like
#5 ·
Aqui está uma imagem da parte traseira para referência ao remover o tacômetro. Os três orifícios dos parafusos estão destacados, bem como os pontos de solda para os pinos. É uma boa ideia verificar estes para ver se precisa de os ressoldar, pois descobri que os meus estavam um pouco soltos.

Attachments

• Like
#6 ·
E aqui está uma foto dos três pinos de dentro da carcaça depois que o tacômetro é puxado. É muito importante manter esses caras retos para facilitar a remontagem. Afinal, pode ser necessário instalar e desinstalar várias vezes antes de ajustar o tacômetro corretamente.

Attachments

• Like
#7 ·
Depois de retirar o tacômetro, você encontrará o parafuso de ajuste na parte traseira. Ele tem um pouco de cola quente para evitar que se mova. 1. 1. Observe a posição do parafuso. 2. Solte o parafuso da cola girando-o no sentido anti-horário. 3. Gire-o para frente e para trás algumas vezes para garantir uma boa conexão elétrica e descobrir a faixa do parafuso. Ele gira cerca de 300 graus no total. 4. Agora, retorne o parafuso à posição original. 5. Gire o parafuso no sentido horário para aumentar a rotação indicada (um bom multímetro digital com tacômetro é útil para configurá-lo corretamente desde o início). 6. Conecte o tacômetro de volta aos pinos (observe na imagem o conector fêmea para os pinos na carcaça) 7. Conecte a metade do pod de volta aos seus 3 chicotes de fios e teste para ver qual é a sua leitura. 8. Repita 5-7 até acertar.

Attachments

#8 ·
O velocímetro é muito semelhante, mas mais fácil com melhores pinos. O Speedo sai assim.

Attachments

#9 ·
Você remove o velocímetro com 4 parafusos conforme mostrado na imagem abaixo. Certifique-se também de verificar a soldagem de seus pinos.

Attachments

#10 ·
E aqui estão os pinos do velocímetro dentro da caixa do cluster.

Attachments

#11 ·
E finalmente o parafuso de ajuste do velocímetro. Suponho que no sentido horário para aumentar a velocidade indicada, se for como o tacômetro.

Attachments

• Like
Reactions: rowan90
#128 ·
E finalmente o parafuso de ajuste do velocímetro. Suponho que no sentido horário para aumentar a velocidade indicada, se for como o tacômetro.
Acabei de usar a postagem de John M para consertar um velocímetro de aranha 91 que estava exibindo cerca de 20 mph abaixo do real. A postagem funcionou perfeitamente.

Uma observação: descobri que ajustar o parafuso no sentido anti-horário aumentava a velocidade e no sentido horário diminuía a velocidade. Para fazer o ajuste de 20 mph no meu, eu só tive que fazer um pequeno movimento de cerca de 15 graus.

#12 · (Edited)
É tudo o que há para fazer. Finalmente um tacômetro que lê! Poste suas perguntas, se tiver alguma. Certifique-se de encontrar a faixa dos parafusos de ajuste. Eles podem realmente dar a volta completa sem danificá-los... ou pelo menos o meu tacômetro, mas acredito que seja apenas uma escala deslizante em uma faixa de cerca de 300 graus de rotação, da menor para a maior amplificação.

Quase esqueci de dizer... procedimento inverso para remontar!:D

Atenciosamente,
John M

• Like
Reactions: awmhrn
#129 ·
'89 Spider Veloce Odômetro

É tudo o que há para fazer. Finalmente um tacômetro que lê! Poste suas perguntas, se tiver alguma. Certifique-se de encontrar a faixa dos parafusos de ajuste. Eles podem realmente dar a volta toda sem danificá-los... ou pelo menos meu tacômetro, mas acredito que seja apenas uma escala deslizante em uma faixa de cerca de 300 graus de rotação, da menor para a maior amplificação.

Quase esqueci de dizer......procedimento inverso para remontar!:D

Atenciosamente,
John M
Ótima informação! Acabei de pegar um '89 Spider Veloce. O que você pode me dizer sobre o odômetro? O meu não funciona. O que aciona o odômetro? Ele tem seu próprio motor e pode ser consertado ou substituído?

#13 ·
Impressionante John. Obrigado pelo tutorial.

Eu definitivamente vou guardar isso para quando eu tiver que consertar o tacômetro e o velocímetro de um Spider em funcionamento (eles eram muito instáveis antes.)

Isso provavelmente também vai consertar um velocímetro instável? O meu sempre mostra uma faixa de velocidades quando está funcionando.

Claro, eu sempre gosto de dizer às pessoas que ela está a 10 mph parada, e nem sequer quer ligar!

#15 ·
Olá Toaster:

Isso me parece problemas adicionais. Podem ser esses pinos se o seu 86 tiver a mesma configuração em seu monopod. Não há muito que segure os pinos na placa de circuito e nenhum suporte além da carcaça. Dito isso, a vibração acabará por quebrar os contatos e possivelmente fazê-lo funcionar intermitentemente. Mas um ferro de soldar quente resolverá isso de forma fácil e rápida. Outros pensamentos são o envio de unidades. Mas quanto mais penso no design, mais verificaria esses pinos.

Atenciosamente,
John M

#16 ·
Olá Texas:

Não tenho certeza, mas aposto que é o mesmo. Um de vocês dois proprietários de 86 abre isso.

Atenciosamente,
John M

#18 ·
Olá Sr. C:

Na verdade, eu estava apenas farto do meu conta-rotações a marcar baixo. Pensei em tirar algumas fotos enquanto estava lá dentro, pois ouço esta pergunta o tempo todo sobre estes velocímetros e conta-rotações a marcar baixo. Fico feliz que a Alfa tenha tido a previsão de instalar um conta-rotações/velocímetro com um ajuste.:D Caso contrário, todos nós estaríamos fora cerca de $300. Mais uma vez, a minha frugalidade brilha!:D

Atenciosamente,
John M

• Like
Reactions: Steve105Spider
#20 ·
Olá Barry:

Com os dois quase não funcionando, minha primeira sugestão é verificar os conectores do pod. Existem quatro conectores multipinos dentro do pod. Certifique-se de que todos estejam bem apertados e teste-a novamente. Caso contrário, eu tentaria consertá-la. Suspeito que, devido à vibração ou corrosão, esses velocímetros e tacômetros saiam do ajuste. Existe um parafuso de calibração para ajustar ambos. E eles foram colados a quente na posição quando calibrados. Você tem que desmontar o pod para chegar até eles e calibrá-los. Depois de calibrado... cole os parafusos de ajuste no lugar. Isso é tudo.

O velocímetro em um quad tem um gerador de pulsos como o de uma série 4. Você deve ver um conector de três fios perto do servo freio e dos conectores de fios do sensor O2. Se a codificação por cores for a mesma... o conector do velocímetro para o gerador de pulsos tem um fio rosa, cinza e preto. Certifique-se de puxar esse conector e preenchê-lo com graxa dielétrica.

Se você não conseguir ativá-los através dos parafusos de calibração... então Palo Alto reconstrói essas unidades. Eu não tenho as informações de contato deles... mas aposto que alguém tem.

Espero que isso ajude,

John M

#152 · (Edited)
Palo Alto

Se você não conseguir levantá-los através dos parafusos de calibração....então Palo Alto reconstrói estas unidades. Eu não tenho as informações de contato deles...mas aposto que alguém tem.

John M
Olá John,

Finalmente consegui calibrar o meu conta-rotações e velocímetro e encontrei uma surpresa no conta-rotações.

Quando peguei o Spider de volta da reconstrução no ano passado, meu conta-rotações não funcionava por causa do novo sistema de ignição, então enviei-o para Palo Alto para configurá-lo para funcionar com a saída do conta-rotações da caixa de ignição MSD. Parece que eles colocaram novas entranhas para fazê-lo funcionar e ele não tem um parafuso de ajuste.

O conta-rotações existente está 400 rpm lento na terceira e 500 rpm lento na quarta em rotações mais altas e em marcha lenta e até 3.000 rpm está bem próximo.

Eu tenho uma luz de mudança de marcha aftermarket com uma caixa separada com uma leitura LCD, então eu sei quais são minhas RPMs e com isso eu posso pelo menos recalibrar o velocímetro. Meu velocímetro estava errado antes da reconstrução e está muito errado agora, pois troquei o 4,10 por um 4,56.

Attachments

#21 ·
Reparo do tacômetro

Olá John

Acabei de ajustar um tacômetro 89 Spyder. No modelo de tacômetro que tenho, ele é alimentado não por três pontos de solda nos quais o tacômetro se conecta, mas por três parafusos metálicos longos que o mantêm no lugar e se conectam à placa de circuito na parte traseira. O parafuso de ajuste no tacômetro, no entanto, é o mesmo. O velocímetro é exatamente como ilustrado.

Obrigado John pelas ótimas fotos e pelo play by play

Agora, para a unidade de envio!!

Bazza

#22 ·
Tira algumas fotos e publica-as do tacômetro se tiveres oportunidade, Barry. Poderia ajudar muito os outros. E obrigado.

Atenciosamente,
John M

• Like
Reactions: Steve Zalunardo
#24 ·
Olá Barry:

O gerador de impulsos só faz o velocímetro. Não tenho certeza de onde o tacômetro 89 pega seu sinal de tacômetro. Pode ser de um dos sensores do volante ou da bobina. Mexer com a calibração ajudou em alguma coisa? Você inspecionou as juntas de solda entre os pinos e a fita na parte de trás da carcaça do painel? E como os fusíveis foram verificados? Que tal procurar aterramentos comuns sob o painel e certificar-se de que estão bons com um ohmímetro? Com os dois fora... realmente me faz suspeitar obviamente de um elo comum como aterramento ou fusível ou chicote solto.

Você pode verificar o chicote se tiver um multímetro digital com leitura de tacômetro. O velocímetro e o tacômetro compartilham o mesmo conector na parte traseira do painel monopod. O conector B os tem.....:

pino 1 sinal do tacômetro
pino 2 nível de combustível
pino 3 luz de advertência de estacionamento
pino 4 luz de advertência do cinto de segurança
pino 5 sinal do velocímetro
pino 6 luzes de advertência do indicador de direção

Não tenho ideia de qual dos quatro é "B". Mas você descarta os outros três testando com o freio de emergência 'ligado' e 'desligado'. Em seguida, verifique o pino 1 em busca de um sinal com o multímetro ajustado para tacômetro e veja o que você tem com o carro funcionando. Dessa forma, você pode eliminar o chicote.

A fiação no 89 é diferente da minha 92.....com certeza. Eu realmente não tenho um bom diagrama de fiação que seja específico para esse carro. Aquele que eu tenho está no cardisc e é o dos cintos de segurança automáticos... talvez 87 ou 88... então diferente.

Atenciosamente,
John M

#25 ·
Speedo Tach Out

Olá John

Está tudo bem com o monopod. No entanto, recebi informações contraditórias de um colega em Toronto que disse que a unidade de envio é o elo comum e precisa ser substituída. Ele está me enviando um por 100,00 dólares. Quais fusíveis e ligações fusíveis existem? Onde posso encontrar conectores diferentes dos que estão atrás do Monopod que podem estar causando isso? O que há em comum entre os dois sistemas que pode estar causando isso? Algum. Fotos seriam apreciadas

Saudações

Barry

#26 ·
Olá Barry:

Eu não tenho um desses filhotes para tirar fotos. Eu tenho um 92 e um 78. Ambos diferentes. No velocímetro e no conta-giros tendo a mesma unidade de envio... não. Talvez ele tenha outra coisa em mente que eu não consigo encontrar nos diagramas limitados que tenho. Pelo que posso dizer, eles recebem seus sinais separadamente. O diagrama de fiação que eu tenho mostra o conta-giros recebendo seu sinal da bobina. O velocímetro tem uma unidade de envio (gerador de pulsos). Sem ver um desses... eu estou realmente perdido. A fiação do gerador de pulsos do velocímetro tem um conector sob o capô. Ele tem três fios. Deve estar subindo pelo lado do motorista da parede de fogo perto do servo freio. Isso valeria uma verificação.

A maneira como o velocímetro funciona... há um cabo físico que gira que vem do lado da transmissão e vai para o gerador de pulsos. O gerador de pulsos é montado sob o carro perto da transmissão. Deve haver apenas alguns conjuntos de fios passando por baixo do carro por lá que eu consigo pensar.

1. A fiação da luz de ré indo para a transmissão.
2. Os dois conjuntos de fios indo para o sensor de O2 no coletor de escape.
3. Os fios do gerador de pulsos do velocímetro.

O gerador de pulsos, por sua vez, gera o sinal para o velocímetro. A fiação do gerador de pulsos terá três fios. Um 12 V, um terra, um sinal. Da mesma forma, o velocímetro precisa de três alimentações. Um 12 V, um terra, um sinal. O conta-giros precisa do mesmo. Daí os três pinos. Do diagrama de fiação que eu tenho, ele mostra o conta-giros recebendo seu sinal da bobina.

Agora, essas unidades principais podem compartilhar uma alimentação de 12 V comum. E isso viria da caixa de fusíveis sob o painel. Verifique todos esses fusíveis.

Os fios de aterramento do diagrama parecem ser compartilhados com o medidor de combustível e temperatura, bem como com o conta-giros e o velocímetro. Então, se eles não estivessem funcionando, eu pensaria em aterramento. Mas como você não mencionou isso, eu presumo que eles estão ok e descarto um problema de aterramento com base neles funcionando.

Continue assim. Será interessante saber o que está causando isso.

Atenciosamente,
John M