Alfa Romeo Forums banner

Novo proprietário da Berlina 2000 da Malásia

1 reading
203 views 18 replies 6 participants last post by  GTV-074  
#1 ·
Bom dia, comunidade! Meu nome é Thomas, de nacionalidade alemã, mas vivo na Malásia há 9 anos. Embora eu tenha alguns carros mais antigos aqui (e mais alguns na Alemanha), sou novo na posse de Alfa e certamente terei muitas perguntas de iniciante ao longo do caminho. E aqui vem a primeira...

Acabei de comprar o Alfa Berlina 2000 que você vê no meu avatar. De acordo com o certificado que recebi do Centro Documentazione Alfa Romeo, o carro foi construído em 29 de dezembro de 1972, então imagino que seja um modelo de 1973. Foi entregue à concessionária da época aqui na Malásia em maio de 1973, mas registrada pela primeira vez apenas em 1974. Estranhamente, embora o Centro pudesse me dizer que os números do motor e do chassi coincidem e qual era a cor interior (foi retapizada em algum momento, aparentemente), eles não puderam me dizer nada sobre a cor exterior original. Perguntei, e eles disseram que não têm registro disso.

O amarelo metálico em que se encontra agora, obviamente, não é original. Vi fotos antigas dele pintado em algum tom de branco. Mas duvido muito que essa também fosse a cor original. Os malaios repintam qualquer carro em qualquer cor que gostem (frequentemente), mas eu gostaria de restaurá-lo para o mesmo com que saiu da fábrica. Há uma área no chassi onde um tom de azul claro está espreitando sob a proteção do assoalho que está descascando. A foto anexada mostra como é. Alguém aqui pode identificar conclusivamente essa cor?
Image

#2 ·
Olá Thomas! Parabéns pela sua Berlina!
De acordo com o certificado que recebi do Centro Documentazione Alfa Romeo
... todos os meus certificados do centro storico incluem as informações da cor original... os seus não???
A cor da peça mostrada parece ser "blu le mans" na minha opinião.
Com os melhores cumprimentos, Oliver

#3 ·
Obrigado pela recepção, Oliver.

Sim, muito estranho que o Centro Storico não pudesse dizer nada sobre a cor exterior. Também todos com quem falei têm isso no seu Certificado, mas quando perguntei em Itália (cert.origine@stellantis.com), disseram-me que "infelizmente estes dados não são diretamente comunicados no registo de produção, por esta razão não podemos adicionar esta informação no Certificado". Mas vou perguntar-lhes novamente.

Percorri todos os gráficos de cores AR que pude encontrar na internet para ver qual cor se aproxima mais do que encontrei na parte inferior. Você diz que pode ser "blu le mans", uma cor que eu gosto bastante. E certamente chega mais perto do que quaisquer outras tonalidades de azul que você menciona (e que eu vi nos gráficos de cores). O que me faz pensar, no entanto, é que o que vejo no meu carro (e a foto que tirei é uma representação muito boa) é quase petróleo, como se houvesse um pouco de verde nele. "Blu le mans" não tem isso, tem?

#4 ·
Thomas, ótimo saber do seu Berlina (poste mais fotos quando puder!).....

Uma coisa que pode entrar em jogo aqui é, pelo que posso ver/ler, a Alfa montou alguns carros ao longo de vários anos na Malásia. Não posso confirmar isso, mas aqui estão um ou dois links para você dar uma olhada,

E este menciona a montagem,

Isso pode explicar por que nenhuma cor é registrada, o carro pode ter sido montado na Malásia. Você precisa verificar seu número de chassi/VIN em relação aos registros FUSI e ver se ele está em uma faixa CKD (claro, seria direção direita para a Malásia).

Não posso dizer que li em nenhum livro Alfa sobre montagem lá (bem documentado para a África do Sul, Rodésia).

Talvez outros possam contribuir sobre este ponto.

Você pode encontrar números FUSI aqui,

Incluí uma foto (do 1º link).

Boa sorte com isso.

Paul.

Image

• Wow
Reactions: CountryAlfa
#7 ·
Este é o meu "projeto" 72 Berlina em LeMans Blue.
View attachment 1897960
View attachment 1897961
Cor muito bonita e brilhante. Um azul "adequado". Mas não acho que seja isso que estou encontrando no meu carro. Se eu não conseguir combinar isso de forma conclusiva, talvez eu opte por blu le mans. Ou algo mais que eu goste. Seria bom resolver esse mistério embora...

#6 ·
Você pode estar certo sobre isso, Paul. Para ser honesto, a possibilidade de montagem local na Malásia não me tinha ocorrido. Na verdade, embora eu estivesse ciente do primeiro artigo que você linkou, devo ter pulado a parte onde a montagem CKD foi mencionada.

A montagem local na Malásia explicaria o tempo relativamente longo entre a entrega em Ipoh, Malásia (Alfa City Motors) em maio de 1973 e o primeiro registro em maio de 1974. Este também foi o caso do meu Lotus Elise S1 montado localmente, que de acordo com o número do chassi é um modelo de 2001, mas foi registrado pela primeira vez em 2004, bem depois que a produção no Reino Unido havia terminado.

A montagem local de fato também explicaria por que o Centro não tinha registros da cor exterior. O que não explica, no entanto, é por que eles poderiam me dizer que a cor interior era "tessuto plastificato blu marino". E, claro, também não dá nenhuma pista sobre a estranha tonalidade de azul em que o carro parece ter vindo.

Olhando para os números FUSI, meu número de chassi indica que meu carro é um 2000 Berlina G.d. ou 2000 Berlina CKD. Os números para ambos são idênticos, mas eu não tenho ideia do que "G.d." significa (página 846). Estranhamente, o motor do meu carro não se enquadra na faixa correspondente de números de motor, mas o Centro confirmou que os números de chassi e motor correspondem. Esse pode ser um dos erros no livro Fusi que Ruedi mencionou inicialmente.

#10 ·
Bom dia, comunidade! Meu nome é Thomas, de nacionalidade alemã, mas vivo na Malásia há 9 anos. Embora eu tenha alguns carros mais antigos aqui (e mais alguns na Alemanha), sou novo na posse de uma Alfa e certamente terei muitas perguntas de novato ao longo do caminho. E aqui vem a primeira...

Acabei de comprar o Alfa Berlina 2000 que você vê no meu avatar. De acordo com o certificado que recebi do Centro Documentazione Alfa Romeo, o carro foi construído em 29 de dezembro de 1972, então acho que é um modelo de 1973. Foi entregue à concessionária da época aqui na Malásia em maio de 1973, mas só foi registrado em 1974. Estranhamente, enquanto o Centro pôde me dizer que os números do motor e do chassi correspondem e qual era a cor interior (foi retapizado em algum momento, aparentemente), eles não puderam me dizer nada sobre a cor exterior original. Perguntei, e eles disseram que não têm registro disso.

O amarelo metálico em que está agora, obviamente, não é original. Vi fotos antigas dele pintado em algum tom de branco. Mas duvido muito que essa também fosse a cor original. Os malaios repintam qualquer carro em qualquer cor que gostem (frequentemente), mas eu gostaria de restaurá-lo para o mesmo com que saiu da fábrica. Há uma área no chassi onde um tom de azul claro está espreitando sob a proteção do assoalho que está descascando. A foto em anexo mostra como é. Alguém aqui pode identificar conclusivamente essa cor? View attachment 1897909
Penso que pode ser um problema comum com a identificação de cores da época. Abaixo está a resposta que recebi do Centro Storico sobre minha Berlina 1972 entregue na Austrália em "blu pervinca"...

"Informamos que a informação relativa à cor exterior não está claramente codificada no registo de produção. Pode corresponder à cor beige chiaro metallizzato ou à cor blu pervinca metallizzato. Portanto, não podemos adicionar este detalhe ao documento.

Informamos que, de acordo com outras fontes conservadas no Centro Documentazione (as amostras de cores de 1972), o interior em Tessuto plastificato color cuoio naturale é geralmente combinado com a cor exterior Blu pervinca metallizzato."

#11 ·
Acho que pode ser um problema comum na identificação da cor do período. Abaixo está a resposta que recebi do Centro Storico em relação à minha Berlina de 1972 entregue na Austrália em "blu pervinca"...

"Por favor, note que a informação relativa à cor exterior não está claramente codificada no registo de produção. Poderá corresponder à cor beige chiaro metallizzato ou à cor blu pervinca metallizzato. Portanto, não podemos adicionar este detalhe ao documento.

Informamos que, de acordo com outras fontes conservadas no Centro Documentazione (que são as amostras de cores de 1972), o interior em Tessuto plastificato color cuoio naturale é geralmente combinado com a cor exterior Blu pervinca metallizzato."
Interessante. Sendo o seu carro também uma Berlina de 1972, verificou no livro Fusi, que foi ligado anteriormente, se também poderá ser CKD?

#12 ·
Acabei de ver este tópico e a minha reação imediata ao ler o primeiro post foi “Carro montado na Malásia”. A fábrica manteve poucos registos de veículos CKD assim que saíram da fábrica.

#13 ·
Não me importo nada com um carro CLD. Este não é o meu único. Mas tenho a certeza agora que (a) o que vejo sob o revestimento protetor no chassi é a primeira cor (ninguém aqui remove o revestimento protetor e repinta o chassi), e que (b) esta não é uma cor Alfa Romeo. Quem sabe, talvez tenha sido um pedido especial do proprietário original, e o importador/distribuidor acedeu?

#14 ·
At
Não me importo nada com um carro CKD. Este não é o meu único. Mas agora tenho a certeza de que (a) o que vejo sob o revestimento protetor no chassi é a primeira cor (ninguém aqui remove o revestimento protetor e repinta o chassi), e que (b) esta não é uma cor Alfa Romeo. Quem sabe, talvez tenha sido um pedido especial do proprietário original, e o importador/distribuidor tenha atendido?
Talvez os carros montados na Malásia tivessem a cor final pulverizada sob a camada protetora. Na Itália, eles faziam o contrário; camada protetora e depois a cor da carroceria pulverizada por cima.

#17 ·
Meu velho Guilia 66, entregue na Austrália, está em FUSI como CKD (acho que os CKD RHD e os não CKD foram produzidos no mesmo lote, por assim dizer).

A cor da pintura foi provavelmente arbitrária, ou seja, selecionada localmente como os carros sul-africanos. Eles foram pintados com cores Mercedes, Nissan, etc., basicamente o que quer que estivesse nas latas na fábrica!

Eu esperaria que os carros montados na Malásia fossem muito semelhantes.

#19 ·
nenhuma montagem australiana, o carro foi feito na Itália e entregue/vendido para a Austrália... acho que quando eles se equiparam para RHD e passaram um lote... totalmente montado e CKD seriam produzidos na mesma faixa de VIN...

• Like
Reactions: sling44