Alfa Romeo Forums banner
21 - 34 of 35 Posts
Desvio do motor de arranque G241a, pontos de teste da ECU S25, T1 e T2 Motronic

O jumper preto G241a com dois fios roxos e roxo-pretos serve para ignorar a unidade antifurto N45 no porta-malas, para que o relé do motor de arranque funcione sempre. Ele fica ao longo da área da consola central, perto da ECU do controlo de cruzeiro cinza esverdeado e da ECU do airbag laranja. Eu apenas cortei os fios que vão para a parte traseira do carro e emendei-os (fios da mesma cor nos modelos 24v).

O conector vermelho S25 de dois fios serve para informar o computador se o carro é um modelo A/T ou de 5 velocidades. Sem jumper para modelos A/T e com jumper para modelos de 5 velocidades, embora eu tenha visto alguns modelos de 5 velocidades sem fio jumper (sem S25 para modelos 24v).

T1 é o conector oval preto para conectar ao Testador Marelli Fiat Lancia (FLT). O mesmo nos modelos 24v.

T2 é o conector quadrado preto nos modelos dos EUA para ir para a fiação do botão de teste quadrado no lado esquerdo da coluna de direção para puxar os códigos na memória e executar os testes do injetor e do atuador de marcha lenta (sem T2 nos modelos 24v). O link para Como executar o teste nos modelos 91-93 nesta postagem http://www.alfabb.com/bb/forums/5344273-post3.html

A ECU não marcada é para ABS 91-93 (nenhum para modelos 24v aqui, está na bomba ABS no compartimento do motor.)

A ECU marcada S11 com etiqueta vermelha é a ECU do motor Motronic -117 para 164B/L e -130 para 164S. Os modelos 24v têm números diferentes para estas ECUs motronic (USA 94 164 -663 e 95 164 -287).

Attachments

Parece que não sei o meu IS do meu IT e isso não é tudo o que fiz!
Obrigado por responder à minha declaração que foi escrita como uma pergunta.

Eu queria dizer "A propósito, [é] um cabo blindado EMI com trança de fio como o cabo do sensor de manivela". Em vez de A propósito, é um cabo blindado EMI com trança de fio como o cabo do sensor de manivela. Parece que EU TIVE O MEU IS ANTES DO MEU IT!...
LOL, sim, parecia estranho você fazer a mim uma pergunta em vez do contrário :001_smile:

Ainda brincando com meu Fiat Lancia Tester em BB1 e BB2. Descobri como limpar o código 1223 da memória da ECU com ele e então posso fazê-lo passar por procedimentos de teste completos agora, mas ainda não consegui fazer o sistema funcionar perfeitamente sem problemas com a parte O2 do sistema. Recuperei um cabo blindado O2 de pino 24 da ECU sobressalente em bom estado de um chicote de injeção de combustível sobressalente. Espero encontrar uma maneira de alimentá-lo através da parede corta-fogo e, em seguida, conectá-lo ao pino 24 na ECU e ao cabo do sensor O2 no compartimento do motor.

Enquanto isso, retestei o BB2, meu 164S, e descobri que minha chave de aceleração total (WOT) não estava atuando com o "pedal no metal" do pedal do acelerador para baixo. Então, removi o batente roscado da inserção rosqueada do assoalho e passei uma matriz M8x1.25 nas roscas para que eu pudesse rosqueá-lo mais perto do assoalho, então agora a chave min/max faz contato na posição WOT. Ainda não tive a chance de dirigi-lo e ver se o efeito de chute no traseiro do WOT de 4 barris faz o BB2 gritar mais alto e andar melhor. Se sim, tenho certeza de que isso se refletirá em menos milhas entre os reabastecimentos.

Discussion starter · #25 · (Edited)
Relativamente ao seu problema com o sensor O2 (e a má partida), você tentou desconectar a bateria durante a noite? Notei que desconexões curtas nem sempre parecem limpar os "maus hábitos" que a ECU armazenou. Descobri isso recentemente quando uma das mangueiras na admissão se soltou, causando um vazamento de vácuo, levando a partidas muito preocupantes. Depois de tentar muitas coisas, foi uma desconexão da bateria durante a noite que fez a ECU finalmente normalizar, agora o carro liga quase instantaneamente novamente, frio ou quente.

Eu posso tentar isso muito fácil agora que instalei o interruptor de desconexão da bateria Summit Racing. Com certeza, fico feliz por ter cortado o fio da sirene antifurto, pois cortar a energia do carro aciona o lado da sirene do sistema, a menos que eu desative o sistema com a chave inserida na sirene no porta-malas.

Bem, perdi algumas horas hoje executando um novo fio de sensor O2 pin 24 usado e bom da baía do motor para o computador motronic do motor na console central sob o painel hoje e obtive o mesmo resultado com o Marelli Tester e a mesma luz de verificação do motor 1223.

Então, é uma reclamação de mosca e continuarei a usar o resistor variável de substituição do sensor de teste de líquido de arrefecimento RML para dar partida no motor frio.

Eu tinha tirado um fio blindado do pino 24 do chicote de injeção sobressalente há algum tempo para me preparar para fazer isso.

Hoje foi o dia de instalá-lo e ver o que acontece. Nenhuma mudança, droga!

A maneira como fiz foi executar um novo fio próximo à carcaça do cabo de mudança A/T através da vedação de fumaça. Tive que remover a ECU do motor. ABS ECU e Air bag ECU para poder tirar a tampa da vedação de fumaça e inserir uma mangueira de borracha oca no compartimento do motor e, em seguida, inserir o novo fio usado na mangueira e puxá-lo de volta para o ****pit para que eu pudesse conectá-lo ao soquete do pino 24 depois que eu destravei o fio original do pino 24.

As duas primeiras fotos são a vedação de fumaça show and tell com a carcaça do cabo de mudança A/T sobressalente e a vedação de fumaça na bancada de trabalho e a próxima mostra o novo fio através da vedação e da tampa sob o painel no carro e a última foto mostra o novo cabo verde usado do pino 24 no lugar do cabo original do pino 24 no conector multi-pinos para a ECU do motor motronic.

Tudo o que provei foi que eu poderia fazer isso, não mudou nada no que diz respeito a como o carro funciona em marcha lenta e liga o CEL.

Attachments

Discussion starter · #28 ·
Quando você diz "Sem mudança, que chato" você quer dizer que CEL ainda continua, mas e os problemas de inicialização, está tudo bem agora?

When you say "No change, Bummer" you mean CEL still goes on, but what about starting issues, is that okay now?
Sem alterações, mas a partida real nunca foi um problema. O problema é a marcha lenta irregular assim que começa até aquecer, a menos que eu use a caixa de resistor variável RML para ignorar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. A luz CEL ainda acende com o código 1223.

Mesmo aquecido, a marcha lenta não é realmente suave e a rotação fica entre 760 e 720. O CEL acenderá nos semáforos esperando no Drive. Eu geralmente coloco o carro em N ou P em luzes longas.

Testador Marelli vs. Software de Diagnóstico

Ótimo que você conseguiu fazer funcionar :)

Este comportamento é o que eu esperaria, comparado ao que vi no 24V. Além disso, a limpeza dos códigos de erro deve ser possível (como no 24V), pois você pode diagnosticar se há algo armazenado.

Eu também o usei para monitorar durante a condução, mas como testei o software de diagnóstico da Wilco para meu Q4, o módulo Marelli não foi muito usado.
Allan,

Como você conhece os dois sistemas de diagnóstico, o software Wilco/Dimety/Arjen Alfa 164 Diagnostics 1.0.16 tornou o testador Marelli (também conhecido como Fiat-Lancia) obsoleto para o 94-95 24V LS/Super?

Allan,

Como você conhece os dois sistemas de diagnóstico, o software Wilco/Dimety/Arjen Alfa 164 Diagnostics 1.0.16 tornou o testador Marelli (também conhecido como Fiat-Lancia) obsoleto para os 94-95 24V LS/Super?
Em primeiro lugar, gostaria de salientar que só usei o software de diagnóstico da Wilco em 164 24V. Acho que outros aqui podem comentar sobre o uso para modelos 12V.

As únicas coisas às quais não consigo conectar no meu Q4 são a tração nas quatro rodas e a suspensão. A tração nas quatro rodas não é importante para você e Pinino está cobrindo a parte da suspensão de forma muito extensa! :)

Eu tive módulos Marelli conectados ao ABS em um 24V QV (sem airbag) e airbag no meu Q4 (não o ABS, pois esse é um módulo diferente que eu não tenho). Essas 2 situações funcionaram bem para mim, mas usar o software da Wilco é muito mais fácil, pois você só precisa mudar a guia no programa quando se conecta a outro plugue de diagnóstico e porque você pode fazer capturas de tela do que encontra (ou usar outros programas de captura de tela).

Para a parte Motronic (pelo menos 24V), o software da Wilco é MUITO MELHOR!!! Você pode monitorar e registrar diferentes parâmetros durante a condução (para análise posterior) e é fácil ler e excluir códigos de erro. Você também pode obter um número calculado do consumo de combustível no Q4, mas não tenho certeza de que isso seja tão bom... :blink:

O sistema Marelli no Motronic pode ser difícil de trabalhar às vezes, pois as instruções na tela podem nem sempre levar à capacidade de monitorar parâmetros.

Então, se você não tiver suspensão ajustável, não vejo necessidade do sistema Marelli.

Discussion starter · #32 · (Edited)
Recentemente, tenho trabalhado numa versão em inglês da maravilhosa manual alemã de 32 páginas para o Fiat Lancia Tester, que contém muitos fluxogramas para testes específicos. Enquanto este tópico (Fiat-Lancia Tester para Motronic ML4.1) descreve algumas das coisas básicas que o FLT pode realizar (posts #1 e #8), o trabalho na tradução revelou técnicas adicionais e úteis que permitem "aprofundar" numa falha, ou o que o manual chama de "falha oculta", uma falha que o FLT não revela como uma falha "ativa" armazenada na memória. Como exemplo, testando o CTS (sensor de temperatura do líquido de arrefecimento): Em primeiro lugar, existem sinais óbvios, por exemplo, uma leitura de -30°C é uma indicação de circuito aberto; uma leitura de >99,9°C é uma indicação de curto-circuito. (Você também pode induzir essas condições, comparar os valores, para ajudar a determinar se algo está errado na fiação.) Se o carro ficou parado durante a noite, você pode comparar as temperaturas do ar e do líquido de arrefecimento. Por exemplo, se ambos indicarem 15°C (ou o ar alguns graus mais alto, dependendo de quanto o líquido de arrefecimento está armazenando a temperatura da noite), você pode ter certeza de que não tem um problema no sensor de ar ou água. Se obtivermos uma leitura de 22°C (71,6°F) para o líquido de arrefecimento e duvidarmos disso, em vez de responder "OK", pressionamos "OXK" (não ok), e então o FLT irá solicitar que você insira o sensor de referência especial "R1" no plugue que se conecta ao CTS. O R1 tem uma resistência de 810 ohms (= 50°C), e o FLT é calibrado para verificar a integridade da fiação através desse valor. Portanto, se ele falhar neste teste, ele solicita que você "verifique a fiação, pinos 11 e 29"; após retificar a fiação, se ele falhar no teste pela segunda vez, ele então solicita que você "substitua a unidade de controle". Ao usar o FLT, é importante mudar de "função básica" - aquela que lê a memória da ecu e alerta você para uma falha - para "função guiada", aquela que permite que você se concentre em um sistema específico, aprofunde-se e descarte sistematicamente as coisas. Aqui está o fluxograma para o teste de falha oculta do CTS.

Attachments

Discussion starter · #34 · (Edited)
Limpando um CEL com o Alfa Tester

Para documentar ainda mais o Alfa Tester (FLT) com o módulo MA1B, aqui estão capturas de tela mostrando a limpeza de uma falha CEL.

Ao conectar o testador, ele sinaliza imediatamente uma falha grave na RAM (se houver uma!). Pode ser uma leitura CTS defeituosa (por exemplo, se você conectar acidentalmente o plugue) ou um problema associado ao sensor de O2 (= "formação imperfeita da mistura").

Em cada caso, o testador sugere uma série de razões para a falha. No caso do sensor de O2, ele sugerirá: filtro de ar sujo/entupido, pressão de combustível inadequada, AFM defeituoso, falha de ignição (velas sujas, fios ruins, bobina), sensor de O2 defeituoso. Observe que ele diz "FUNCIONAL/ em ordem", portanto, um sensor de O2 defeituoso, por último na lista, é o último suspeito.

Attachments

Limpando um CEL com o Alfa Tester

Para documentar ainda mais o Alfa Tester (FLT) com o módulo MA1B, aqui estão capturas de tela mostrando a limpeza de uma falha CEL.

Ao conectar o testador, ele sinaliza imediatamente uma falha grave na RAM, neste caso, um problema associado ao sensor de O2 ou "formação imperfeita da mistura".

O testador sugere uma série de razões para a falha: filtro de ar sujo/entupido, pressão de combustível inadequada, medidor de massa de ar defeituoso, falha de ignição (velas sujas, fios ruins, bobina), sensor de O2 defeituoso. Observe que ele diz "FUNCTIONAL/ in order", portanto, um sensor de O2 defeituoso, o último da lista, é o último suspeito.
Eu provavelmente deveria ter mantido esse testador e todos os módulos de 24v, mas eu o deixei ir por dinheiro de verdade junto com o cartucho 164 12v que você fez para mim, mas eu precisava me livrar de algumas coisas de 24v e voltar ao meu peso de combate de 12v.

21 - 34 of 35 Posts