Alfa Romeo Forums banner
21 - 40 of 46 Posts
Bem, essa injeção parece correta de acordo com o livro. Tem certeza de que tem os suportes de jato de marcha lenta corretos sem os orifícios de sangria de ar, correto? Eles devem ser diferentes dos do seu DHLA 40 normal e não terão a segunda fileira inferior de orifícios de sangria de ar. Veja a foto do suporte de jato de marcha lenta correto para um 40F:

Quando você diz "os ponteiros saltaram", isso é nos manômetros? Se sim, é porque você precisa de algum tipo de orifício restritor nas mangueiras para suavizar os pulsos. Veja as instruções do Carbtune onde eles falam sobre "amortecedores": é uma seção de tubo estreito que você coloca na mangueira de borracha para uniformizar o vácuo. Com algo assim no lugar, as leituras do manômetro devem ser estáveis. Ele deve ir perto da extremidade das mangueiras do carburador.

Discussion starter · #22 ·
Olá Gubi

Obrigado por essas informações úteis! Para ser honesto... Preciso verificar os suportes dos jatos de marcha lenta. Não tenho certeza.... se eles são com ou sem a segunda fileira de furos de sangria. O que fiz hoje... Trabalhei com os parafusos de derivação de ar da marcha lenta. Agora todos os números de vácuo são os mesmos @ 2 hg. Também o equilíbrio entre a frente e a traseira é de 100%. Mas as rotações ainda não estão estáveis. Os parafusos de mistura da marcha lenta estão 3,5 voltas abertos... A ignição está agora em 7 graus APMS. @ 900-950 rpm.

Então, depois de todo esse trabalho... Voltei para o 40DHLA (sem letras).... e - o motor funciona suave... Loucura - não é?
Somente o terceiro cilindro precisou de 0,75 voltas a mais no parafuso de mistura da marcha lenta do que os outros 3 cilindros. Eles estão 3 voltas abertos...

Então, depois de todo esse trabalho... Voltei para o 40DHLA (sem letras) .... e - o motor funciona suave... Loucura - não é?
Cara, isso é estranho. Algo está claramente errado com os 40Fs, mas não tenho certeza do quê.

Sim, verifique os suportes dos jatos de marcha lenta. Tiro longo, mas estou sem outras ideias óbvias.

Olá Blackspider,

Você tem alguma atualização sobre os carburadores DHLA 40F?
Também estou usando um par deles em um sprint veloce de 1967 e estou enfrentando alguns problemas de funcionamento irregular/marcha lenta ruim. Os carburadores foram desmontados, limpos por ultrassom em um detergente suave e remontados com o máximo de cuidado para soprar todos os canais que pude.
O motor foi recém-reconstruído com novos pistões e camisas, virabrequim retificado, cabeçote reconstruído com novas válvulas e guias. Cames originais. Filtros K&N
A folga das válvulas foi ajustada para 0,48 mm na admissão e 0,52 mm na saída.
As cames também estão no tempo correto para o PMS. Alinha perfeitamente nas marcas.

Confirmei que o PMS na polia está correto, o distribuidor programável 123 está configurado com o led verde para PMS e o tempo estático + curva estão configurados no software. Posição verificada com luz estroboscópica e ok.
Tenho uma nova bomba de combustível e um regulador Filter King. Não consegui testar a pressão do combustível, mas realmente não suspeito que esta seja a causa raiz do funcionamento irregular.

As bóias estão em 7,5g ajustadas em 15mm fechadas/25mm abertas.

Ao que me lembro, os jatos são os seguintes
Principal 130
Tubo de emulsão .11
Marcha lenta 60

Venturi 30mm
Não me lembro do venturi auxiliar, mas todos são do mesmo tipo e não acredito que tenham sido substituídos.

Os parafusos de marcha lenta estão atualmente em cerca de 7-7,5 voltas, o que, pelo livro, é demais.

O cilindro 3 parece ser o problema e suspeito que algo esteja bloqueando o canal de marcha lenta/progressão neste cilindro. Então, apesar da limpeza completa (pensei), pode não ter limpado tudo.

Tentei equilibrar tudo com um carbtune pro 3 e isso certamente ajudou, mas ainda não é possível ajustar o cilindro número 3 de forma satisfatória.

Vou tentar desmontar os carburadores novamente e tentar limpar as passagens mais uma vez e relatar.

Ansioso para ouvir seus resultados com seu 40F.

Enviado do meu SM-A515F usando o Tapatalk

Discussion starter · #27 ·
Olá Ulrik

graça.. primeiro as coisas: O cilindro número 3 também é meu problema aqui..

Agora vamos falar sobre o seu problema... você tem um motor de 1600 cc? Não tenho certeza, mas sua calibragem é muito estranha. 130 jatos principais.. e 60 jatos de marcha lenta? Meu 1800 cc tem 145 jatos principais e 55! jatos de marcha lenta. Você está escrevendo, que você precisa girar os parafusos de mistura da marcha lenta 7+ voltas... muito demais - também se você usar 60 jatos de marcha lenta. 3-3,5 voltas é normal.

Você verificou as borrachas de admissão? E.. a curva de ignição? Descobri que os distribuidores OEM, ou seja, Bosch ou Marelli, funcionam muito melhor - se não estiverem completamente desgastados.

Quanto à curva de ignição... os Alfas gostam de 4-8 graus em marcha lenta... não mais... porque muitos graus em marcha lenta, e você perde o controle com os parafusos de mistura.

Sobre o seu novo filtro KING. Eu entrei na seguinte armadilha - a pressão do combustível estava muito alta! Quando eu o instalei, não verifiquei a pressão do combustível... Resultado: A alta pressão do combustível inundou os carburadores.. e a velocidade da marcha lenta estava muito alta.. nada funcionou para diminuir a velocidade da marcha lenta. Até que eu abaixei a pressão do combustível para 3 psi.

Folga da válvula está ok. Ajuste da bóia também..

Saudações da Alemanha Jürgen

Nota..... para um Alfa 67 eu não usaria carburadores "Letter".. DHLA 40 sem Letras seria minha primeira escolha.

Nota 2 enquanto limpava os carburadores..você removeu os parafusos de correção de ar da marcha lenta??

Não consigo ver porque é que os carburadores de letras não funcionariam num 1600: A Alfa usava-os. A afinação mais próxima que consigo encontrar é uma Alfetta 1.6 com 40F: 132 principal, 55 lenta, 0,8 emulsão com 30 estranguladores:

Image

Se os seus parafusos de marcha lenta estiverem 7 voltas fora com o jacto 60 maior, então algo está realmente errado. Tem a certeza de que tem os suportes de jacto de marcha lenta correctos para um carburador F? Veja a publicação #21 acima.

Quanto à curva de ignição... os Alfas gostam de 4-8 graus em marcha lenta... não mais... porque demasiado grau em marcha lenta, e perde o controlo com os seus parafusos de mistura.
Não sei o que lhe dizer, mas com o avanço a vácuo o meu GTV 2L trabalha em marcha lenta a 21 BTDC (6 estático + 15 vácuo). Os parafusos de mistura ainda funcionam bem.

Discussion starter · #29 ·
@ Gubi, quando você usa um avanço a vácuo, certamente pode obter 20 graus APMS. Mas com um Distribuidor SEM Vácuo, o avanço em marcha lenta é limitado - a menos que você altere a curva no distribuidor. E há outra coisa... você obtém os 21 graus com vácuo total do coletor (não portado - certo?) Então, quando você pisa no acelerador, o vácuo quebra e o distribuidor funciona como um "SEM Vácuo".

Rick 4003 tem uma Ignição 123. Talvez com avanço a vácuo... mas o DHLA40F não tem fonte de vácuo. Então ele precisa furar um buraco no coletor ou no carburador para obter vácuo do coletor - se ele puder usá-lo.

Até onde vejo os gráficos de jateamento para 1.6 Alfettas... ele tem a configuração errada... jatos principais menores... jatos de marcha lenta maiores, os tubos de emulsão... ele tem .11 em vez de .08...

Isso é tudo verdade. O meu ponto era apenas que – quando eu ajusto a mistura com os parafusos de marcha lenta – eu estou a fazê-lo enquanto tenho 21 graus de avanço total e os parafusos de mistura não perdem o controlo.

Pelo que vejo nos gráficos de jatos para Alfettas 1.6... ele tem a configuração errada... jatos principais menores... jatos de marcha lenta maiores, os tubos de emulsão... ele tem .11 em vez de .08...
Isso também é verdade, mas os jatos principais e os tubos de emulsão errados não farão com que os parafusos de marcha lenta fiquem tão fora. Algo mais está a acontecer.

Ulrik, você verificou se há vazamentos nas montagens do carburador? Borrife um pouco de limpador de carburador ao redor delas, se houver um vazamento, ele será sugado e você ouvirá o motor funcionar de forma diferente.

Não consigo ver porque os carburadores com letras não funcionariam num 1600: a Alfa os usava. A afinação mais próxima que consigo encontrar é um Alfetta 1.6 com 40F: 132 principal, 55 marcha lenta, 0,8 emulsão com 30 afogadores:

View attachment 1793096

Se os seus parafusos de marcha lenta estiverem 7 voltas fora com o jacto 60 maior, então algo está realmente errado. Tem a certeza de que tem os suportes de jacto de marcha lenta corretos para um carburador F? Veja a publicação #21 acima.

Não sei o que lhe dizer, mas com o avanço a vácuo o meu GTV 2L está em marcha lenta a 21 BTDC (6 estático + 15 vácuo). Os parafusos de mistura ainda funcionam bem.
Com certeza, o DHLA 40F não é o carburador original para o carro, mas se eu conseguir fazê-los funcionar bem, então vou ficar com estes em vez de ter que encontrar um conjunto sem letras.

Verifiquei a configuração novamente e os tubos de emulsão que tenho instalados são 7772.10, não .11 como na publicação acima.

O jacto de marcha lenta 60 é provavelmente muito grande, como sugerido, e o meu próximo passo é desmontar os carburadores novamente e ver se consigo limpar todas as passagens, pois algo certamente deve estar a bloquear a passagem de marcha lenta no cilindro 3.

O distribuidor 123 suporta o avanço a vácuo e uma porta é feita no coletor de admissão para suportá-lo. Atualmente, estes estão bloqueados para ver se isso estava a criar uma fuga de vácuo. O distribuidor não está atualmente configurado para usar o avanço a vácuo, por isso isso não fez diferença na marcha lenta. Tem alguma sugestão para a configuração do avanço a vácuo? A que pressões o avanço deve ocorrer e quanto?

Obrigado antecipadamente.

Acabei de postar minhas curvas aqui. Observe que estas pressupõem que o 123 foi instalado no PMS e não no ponto de sincronização estática.

Eu apenas deixaria o avanço a vácuo desabilitado e a porta bloqueada por enquanto. Ele funcionará bem sem ele e é mais uma complicação quando você está solucionando problemas. Resolva seus problemas primeiro e então você pode tentar habilitá-lo.

Antes de desmontar os carburadores novamente, eu faria uma análise de tudo no carro primeiro. Você verificou os suportes dos jatos de marcha lenta e verificou se há vazamentos de ar, como observei acima? Certifique-se também de que todos os quatro parafusos de derivação da marcha lenta estejam fechados ao fazer sua sintonia e balanceamento inicial.

Olá Ulrik

graça.. primeiro as coisas: O cilindro número 3 também é meu problema aqui..

Agora vamos falar sobre seu problema... você tem um motor de 1600 cc? Não tenho certeza, mas sua injeção é muito estranha. 130 jatos principais.. e 60 jatos de marcha lenta? Meu 1800 cc tem 145 jatos principais e 55! jatos de marcha lenta. Você está escrevendo que precisa girar os parafusos de mistura da marcha lenta 7+ voltas... muito demais - também se você usar 60 jatos de marcha lenta. 3-3,5 voltas é o normal.

Você verificou as borrachas de admissão? E.. a curva de ignição? Descobri que os distribuidores OEM, ou seja, Bosch ou Marelli, funcionam muito melhor - se não estiverem completamente desgastados.

Quanto à curva de ignição... os Alfas gostam de 4-8 graus em marcha lenta... não mais... porque muito grau em marcha lenta, e você perde o controle com os parafusos de mistura.

Sobre seu novo filtro KING. Caí na seguinte armadilha - a pressão do combustível estava muito alta! Quando o instalei, não verifiquei a pressão do combustível... Resultado: A alta pressão do combustível inundou os carburadores.. e a velocidade da marcha lenta estava muito alta.. nada funcionou para diminuir a velocidade da marcha lenta. Até que eu abaixei a pressão do combustível para 3 psi.

A folga da válvula está ok. Ajuste da bóia também..

Saudações da Alemanha Juergen

Observação..... para um Alfa 67 eu não usaria carburadores "Letter".. DHLA 40 sem letras seria minha primeira escolha.

Observação 2 enquanto limpava os carburadores..você removeu os parafusos de correção de ar da marcha lenta??
Olá Juergen,
Sim, pode ser um pouco estranho com os grandes jatos de marcha lenta, não consegui fazê-lo funcionar com um jato menor e no livro de Des Hammils ele observa que os carburadores do tipo emissão geralmente precisam de um jato de marcha lenta maior para funcionar bem. Então não pensei muito nisso.
- Tenho 99% de certeza de que os suportes dos jatos de marcha lenta são os corretos para os carburadores 40F. Eles não são marcados, mas têm apenas uma fileira de furos.

Tenho os tubos de admissão totalmente em alumínio em vez das borrachas de admissão. Provavelmente também precisa de novos anéis de vedação, então vou tentar conseguir alguns.

A curva de ignição é baseada em uma curva feita por um colega AlfaBB com um motor de 1600cc e distribuidor 123. tempo estático definido para 8 graus APMS - avanço total em 37 graus.

- pressão do combustível. Terei que encontrar um manômetro e verificar qual é a pressão real do combustível após o regulador.

Pessoalmente, não gosto das montagens de alumínio, mas elas devem funcionar bem se estiverem vedando. Verifique isso com um spray de limpeza de carburador ou algo semelhante: se suas montagens estiverem vazando, você nunca conseguirá fazer os carburadores funcionarem corretamente.

Discussion starter · #35 ·
@ Rick /Ulrik
meu motor 1800 Alfetta veio com esses DHLA40F de fábrica. Os jatos de marcha lenta são 55 .. então 60 é muito grande para um motor 1600. Acho que você tem um coletor com vazamento. Como diz Gubi... use um pouco de limpador de carburador/freio e verifique a admissão quanto a vazamentos... MAS TENHA CUIDADO AO TRABALHAR COM SPRAY DE LIMPADOR DE CARBURADOR/FREIO !!
Quanto às montagens sólidas... eu não as usaria. Os O-Rings precisam ser pressionados de maneira perfeita... mais ou menos pressão nesses anéis... e você terá um vazamento de vácuo.

Discussion starter · #37 ·
estava na minha garagem hoje... quando ajustei os parafusos da mistura em marcha lenta. Cil. O número 3 sempre precisa de 0,75 voltas a mais do que os outros 3 cilindros... O mesmo aconteceu com os Dellortos "F" OEM... como pode ser??? Verifiquei se havia vazamentos de vácuo... Nada. Tudo está bem. Então, mudei os jatos de marcha lenta... desci de 50 para 48. O motor parece gostar dos jatos menores. Mas o problema com o cilindro 3 continua. Antes da "sessão do carburador", ajustei as válvulas... admissão 0,44 mm escape 0,49 mm todas as arruelas que tive que usar estão na faixa superior... 2.600 e acima. Então, os assentos das válvulas são bons para os próximos 150.000 km.... O tempo (ignição/cames) também está dentro das especificações OEM... A propósito... Rick 4003 também relatou um problema com o cilindro 3.

Se o cilindro 3 precisar de mais combustível com ambos os conjuntos de carburadores, então provavelmente é o cilindro 3 e não os carburadores. Você pode fazer um teste de compressão (ou, de preferência, um teste de vazamento) e ver se há algo diferente sobre esse cilindro que o explique.

Como era esse cilindro no conjunto do manômetro em comparação com os outros três (antes de fazer o ajuste final do desvio de ar da marcha lenta)?

Discussion starter · #39 ·
...... bom conselho. Então, tenho que fazer um teste de compressão amanhã. Infelizmente, não tenho o equipamento de teste de vazamento. Mas talvez eu possa comprar um testador desses amanhã. Manterei vocês atualizados... Saudações Juergen

Só para constar, tirei meus carburadores ontem e notei que as tampas de chumbo na passagem do cilindro 3 parecem ter sido adulteradas no passado.

Eu testei a compressão do meu motor e obtenho 188-190 psi em todos os cilindros, então não há nada de errado lá.

Enviado do meu SM-A515F usando o Tapatalk

21 - 40 of 46 Posts